Resumo: o ensino da Música nas escolas brasileiras tem percorrido um longo caminho, tendo sua continuidade sofrido com os processos de inserção e exclusão constantes na legislação nacional. É possível citar, neste processo, Leis e Resoluções que sustentam a efetiva inserção da Música na Educação Básica e a análise com base na atuação do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (CEEd-RS), que é um órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo dos sistemas de ensino. Desse modo, esta pesquisa objetivou investigar a atuação do CEEd-RS, tendo como base os documentos oficiais exarados por este órgão. Para sua realização, a metodologia foi estruturada na abordagem qualitativa, na utilização da pesquisa documental como método, e no uso da coleta de documentos e da pesquisa via Internet como técnicas para a coleta dos dados. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, tendo os referenciais teóricos estruturados nas políticas educacionais, na legislação educacional e nos conceitos da Educação Musical. Como principais resultados, constatou-se que o filtro de busca oferecido pelo site do CEEd-RS, a partir dos termos selecionados para esta investigação para fazer uma busca com o intuito de descobrir quais instituições ofertaram/ofertam o ensino de Música, não permitiu que, de forma clara, fosse possível identificá-las e analisar o histórico dos atos que constituem cada uma dessas instituições. Também foi possível perceber que não há nenhum curso de nível técnico com relação ao ensino de Música sendo ofertado no momento.