O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como uma de suas metas criar uma aproximação entre alunos de cursos de licenciatura e às salas de aula, realizando uma troca em que os bolsistas podem trabalhar conteúdos que levem os alunos a perceberem como o conhecimento pode fazer parte de seu cotidiano. Nessa perspectiva, na Escola Estadual Humberto Mendes os pibidianos elaboraram atividades que tinham como propósito ressaltar temáticas de memória e identidade, que já não eram muito abordadas em sala de aula, e atualmente, com o Novo Ensino Médio, a dificuldade do professor de introduzir assuntos fora dos livros didáticos, porém importantes para a formação dos alunos, aumentou. A metodologia utilizada na produção deste artigo apoia-se no modelo de pesquisa de campo de Oliveira (1996) e Malinowski (1922) e a parte bibliográfica conta com a leitura de autores como Burke (1992), Candau (2016), Costa e Silva (2019), Souza (2010) e Souza e Amouloud (2019). A relevância desta pesquisa está em discorrer os obstáculos enfrentados na sala de aula causados pelo Novo Ensino Médio e na necessidade de discutir com os alunos a história local, para que eles se enxerguem no conteúdo da aula, tornando-a mais interessante.