O presente relato apresenta as experiências vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Biologia/Química/Ciências do PIBID de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais ao desenvolveram uma sequência didática interdisciplinar para uma turma do 1º ano do Ensino Médio da escola-campo, abordando a temática relacionada à radiação ultravioleta (UV). A sequência didática, composta por 6 aulas, visou desconstruir uma concepção equivocada de que as radiações UV apenas promovem efeitos nocivos à saúde, como o câncer de pele, desconsiderando-se a sua atuação em importantes processos biológicos como a fotossíntese e síntese de vitamina D. Ademais, buscou-se discutir as contribuições de novas tecnologias que envolvem o uso de radiações UV possibilitando a execução de tarefas até então não realizadas pelos meios convencionais. Observou-se que as aulas organizadas privilegiando a investigação e ludicidade, comparadas àquelas com predominância de exposição do conteúdo, mostraram-se mais dinâmicas e atrativas, onde os alunos demonstraram-se mais interessados e participativos. Assim, além de benéficas para os alunos, tais aulas foram importantes para a formação dos bolsistas de iniciação à docência, pois enquanto futuros professores vivenciaram experiências que contribuem para o desenvolvimento de um ensino que resulte na compreensão dos alunos a partir da busca pela melhor forma de ensinar. Ademais, o ensino sobre radiação UV de forma contextualizada ofereceu aos estudantes a possibilidade de identificação com o conteúdo, promovendo o desenvolvimento de significados, reforçando-se que a abordagem contextualizada pode transformar o ato de ensinar e aprender.