Este trabalho apresenta um relato de experiências de leitura e produção textual, desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica – CAPES/UNEAL, com o subprojeto “Ler e escrever sem doer: o sabor do texto revelado pela literatura”, realizado com estudantes do Ensino Fundamental em uma escola municipal localizada em São Miguel dos Campos. A experiência está sendo uma oportunidade na prática ensino/ aprendizagem . Ao longo do programa, aplicamos diferentes metodologias e nisso consiste a importância do projeto. Percebemos, por exemplo, porque um plano de aula pode ser modificado de acordo com o desempenho da turma. Essa experiência ajuda no aperfeiçoamento e práticas ensino/aprendizado de professores e estudantes. Além disso, o Programa proporciona novas estratégias pedagógicas e como aplicá-las em sala de aula. Um dos resultados já se mostrou bem evidente quando estivemos na sala de aula e, com ajuda da Preceptora elaboramos planos de aula, aplicando as teorias aprendidas na Universidade. No primeiro módulo, trabalhamos o gênero poema e as experiências foram muito gratificantes, principalmente quando elaboramos atividades que atingiram todos da sala. Estendemos os trabalhos com os alunos especiais e os resultados foram muito motivadores para continuarmos nossos estudos e intensificar o processo de inclusão. Pensando nisso, planejamos atividades que possam fomentar a autonomia e criatividade dos alunos, bem como a escrita e leitura. Seguindo essa linha de pesquisa, concluímos que podemos trabalhar temas que são relevantes para a vida em sociedade dentro da língua portuguesa para assim, trabalharmos a escrita, a leitura, a interpretação e a compreensão textual.