O programa de Residência Pedagógica, uma iniciativa da CAPES, visa aprimorar a formação de professores, permitindo aos licenciandos aperfeiçoar a prática educativa enquanto cursam a graduação. No contexto da Biologia, a visita a laboratórios desempenha um papel crucial para os processos de ensino e aprendizagem mais completos. Logo, o objetivo deste relato é apresentar uma experiência vivenciada a partir de duas visitas feitas ao Laboratório de Ensino de Biologia da Universidade Federal do Maranhão – Campus Pinheiro, com as turmas do 3° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Odorico Mendes. Durante as visitas, as turmas foram divididas em dois grupos com aproximadamente 30 estudantes cada para a realização das atividades, os quais foram supervisionados por residentes, preceptora e coordenadora. Os alunos participaram de atividades teórico-práticas divididas em quatro etapas: ensino do processo de herborização, amostras de coleções botânicas, estudo teórico sobre as Briófitas, preparação e visualização de amostras de Briófitas no microscópio óptico. A interação com os equipamentos laboratoriais e a aproximação prática com os conteúdos de Botânica despertou a curiosidade e estimulou o engajamento dos estudantes, proporcionando aprendizado significativo sobre os assuntos trabalhados. Além disso, a vivência enriquecedora proporcionada pelo Residência Pedagógica ampliou o conhecimento das residentes sobre saberes e práticas docentes no contexto escolar. Portanto, a experiência permitiu uma imersão prática e enriquecedora na formação de professores de Biologia, estabelecendo conexões e fortalecendo a relação entre a Universidade e a Educação Básica.