Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OFICINA DE XADREZ: O USO DO JOGO DE XADREZ NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103432
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 884
    "inscrito_id" => 904
    "titulo" => "OFICINA DE XADREZ: O USO DO JOGO DE XADREZ NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "resumo" => ""O Uso do Xadrez no Ensino da Matemática" possui uma abordagem construtivista, que ressalta a importância do envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento. Nesse contexto, o xadrez pode ser visto como um recurso didático que permite aos alunos explorar conceitos matemáticos de maneira prática, promovendo a compreensão por meio da experiência direta. Com o propósito de promover o xadrez como uma ferramenta pedagógica válida para o ensino da matemática, foi concebida uma oficina de xadrez no dia 29 de junho de 2023 na Universidade Federal de Viçosa, voltada para os alunos da licenciatura., onde o uso do xadrez no ensino da matemática foi mostrado como uma ferramenta enriquecedora na experiência de aprendizado, preparando os alunos não apenas com habilidades matemáticas sólidas, mas também com competências cognitivas essenciais para enfrentar desafios futuros."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID904_TB884_31082023140412.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA ELIAS DIAS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA DIAS"
    "autor_email" => "luana.e.dias@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103432
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 884
    "inscrito_id" => 904
    "titulo" => "OFICINA DE XADREZ: O USO DO JOGO DE XADREZ NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "resumo" => ""O Uso do Xadrez no Ensino da Matemática" possui uma abordagem construtivista, que ressalta a importância do envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento. Nesse contexto, o xadrez pode ser visto como um recurso didático que permite aos alunos explorar conceitos matemáticos de maneira prática, promovendo a compreensão por meio da experiência direta. Com o propósito de promover o xadrez como uma ferramenta pedagógica válida para o ensino da matemática, foi concebida uma oficina de xadrez no dia 29 de junho de 2023 na Universidade Federal de Viçosa, voltada para os alunos da licenciatura., onde o uso do xadrez no ensino da matemática foi mostrado como uma ferramenta enriquecedora na experiência de aprendizado, preparando os alunos não apenas com habilidades matemáticas sólidas, mas também com competências cognitivas essenciais para enfrentar desafios futuros."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID904_TB884_31082023140412.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA ELIAS DIAS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA DIAS"
    "autor_email" => "luana.e.dias@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

"O Uso do Xadrez no Ensino da Matemática" possui uma abordagem construtivista, que ressalta a importância do envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento. Nesse contexto, o xadrez pode ser visto como um recurso didático que permite aos alunos explorar conceitos matemáticos de maneira prática, promovendo a compreensão por meio da experiência direta. Com o propósito de promover o xadrez como uma ferramenta pedagógica válida para o ensino da matemática, foi concebida uma oficina de xadrez no dia 29 de junho de 2023 na Universidade Federal de Viçosa, voltada para os alunos da licenciatura., onde o uso do xadrez no ensino da matemática foi mostrado como uma ferramenta enriquecedora na experiência de aprendizado, preparando os alunos não apenas com habilidades matemáticas sólidas, mas também com competências cognitivas essenciais para enfrentar desafios futuros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.