REIS, Renata Peralta et al.. Utilização do laboratório para o ensino de ciências. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103387>. Acesso em: 22/11/2024 02:16
O laboratório de ciências é considerado um espaço significativo para o ensino das ciências, visto que promove a ensino-aprendizagem, facilitando a compreensão dos conceitos gerais, além da construção do pensamento crítico e científico. Em virtude disso, os bolsistas do Programa Residência Pedagógica tiveram como objetivo planejar e elaborar aulas práticas para turmas de sexto ano em uma escola cívico-militar, no município de Bagé –Rio Grande do Sul. As aulas foram planejadas com auxílio de referências bibliográficas através de livros, sites, artigos e materiais selecionados, nos quais foram adaptados às necessidades de acordo com o nível de ensino, elaboradas e executadas. Ao analisar as aulas práticas realizadas, foi possível perceber o aumento da motivação dos alunos, visto que os mesmos se apresentavam mais indagadores e curiosos. A utilização do laboratório de ciências, transforma-se numa ferramenta essencial e estimulante para o ensino de ciências, além de contribuir na interação dos(as) alunos e residentes, oportunizando a ambos a experiência das aulas práticas.