A participação de estudantes das licenciaturas, nos subprojetos institucionais das diversas áreas de formação da Instituição de Ensino as quais estão inseridos, constitui um processo dinâmico de ações formativas de iniciação à docência em nível superior. Nessa perspectiva, trazemos um relato de experiências do subprojeto do Edital Capes Nº 23/2022, junto à professora orientadora, da escola pública da rede municipal de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Professor Letácio Brito Pessoa, no município de Garanhuns-PE, nordeste do Brasil, e da professora coordenadora do Programa. Nessa direção este relato tem como objetivo compartilhar as experiencia exitosa no período de maio a setembro na referida escola, bem como discorrer a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o desenvolvimento profissional dos estudantes a partir dos primeiros períodos. A metodologia está ancorada na pesquisa qualitativa, teve como participantes 16 estudantes com média de idade 12 anos, de ambos os sexos; 4 estudantes pibidianos e 1 professora supervisora da escola básica de atuação do Pibid. Nos resultados, emergem: a importância do Pibid no processo de formação de futuros professores; o uso de metodologias ativas no ensino de Geografia que possam trazer os estudantes da escola como protagonistas no ensinar e aprender. Nas considerações finais, ficam pistas para reflexões acerca dos desafios do uso de metodologias inovadoras e no ensino de geografia a partir do subprojeto do Pibid e, de maneira aproximada, de que este estudo possa contribuir para a proposta pedagógica na escola.