Este trabalho consiste em um relato das experiências obtidas durante a vivência de uma sequência didática elaborada durante os primeiros meses da edição do Pibid 2022-2024, do subprojeto Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. A partir disso, seguiu-se às etapas observação, planejamento, construção, reconstrução, execução e reavaliação da sequência didática, que se baseia na elaboração de recursos didáticos e metodológicos para a temática de frações. Com isso, objetivou-se tratar dos diferentes significados de fração por meio de problemas matemáticos para contextualizar os conhecimentos relativos às habilidades fracionárias em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, situada na zona urbana do município de Petrolina, Pernambuco. Para tal, utilizou-se de situações-problema em atividades impressas para uma análise qualitativa das respostas dos estudantes. Diante disso, os objetivos estipulados foram alcançados, ainda que tenha sido reconhecida a dificuldade dos estudantes na interpretação dos enunciados, seja por questões relativas ao letramento dos discentes, seja pela forma estrutural de como os itens foram apresentados, apontando a necessidade de possíveis reformulações com vistas a um melhor desempenho.