SILVA, Camila Fernanda Dos Santos et al.. Contextualizando o ensino sobre os lipídeos. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103954>. Acesso em: 22/12/2024 20:16
O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelas bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Biologia/Química/Ciências do PIBID de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais durante a aplicação da sequência didática interdisciplinar que teve como objetivo promover a construção de um conhecimento contextualizado sobre os lipídeos, articulando conceitos de química orgânica e biologia, incentivando a adoção de práticas alimentares saudáveis. A sequência didática foi composta de 10 aulas e aplicada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio da escola-campo do PIBID. Com a aplicação da sequência didática estimulou-se a aprendizagem da caracterização química das variedades de lipídeos, evitando a memorização de grupos e fórmulas, além de destacar os alimentos em que tal biomolécula podem ser encontradas articulando este conhecimento com as suas ações no organismo. O tratamento contextualizado do conhecimento favoreceu a conexão entre os saberes e os conteúdos científicos, favorecendo a aprendizagem dos alunos. Ademais, observou-se que os alunos refletiram sobre as funções dos lipídeos no organismo, desconstruindo a visão equivocada de que alguns dos seus representantes (gorduras e colesterol) correspondem a vilões da saúde, por comumente estarem associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, compreendendo que o seu consumo equilibrado pode trazer benefícios à saúde.