Este escrito teve por objetivo compreender a relevância do Estado da Questão (EQ) que é um método de pesquisa utilizado para a verificação de produções acadêmicas atuais como também almejou mostrar o processo de elaboração dessa busca na delimitação da temática Formação, Saberes e Práticas de docentes que ministram a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em cursos de Licenciatura em Letras -Língua Inglesa, pesquisa desenvolvida em dissertação de mestrado ainda em desenvolvimento. De abordagem qualitativa do tipo bibliográfico, teve como fundação teórico-metodológica, os escritos de Nóbrega Therrien e Therrian (2004/2010) Lopes, Nóbrega -Therrien e Almeida (2018), Medeiros, Fortunato e Araújo (2023), Silva Neta e Magalhães Junior (2016), Minayo (2012), Portal de periódicos da CAPES, Scientific Electronic Library Online – ScieLO e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações -BDTD. O presente artigo nos permitiu identificar de maneira cautelosa e consciente as contribuições que o Estado da Questão (EQ) trouxe para o objeto de pesquisa aqui proposto, no exercício de análises de produções acadêmicas que subsidiam o estudo da temática, assim como permitiu ao pesquisador refletir sobre o nível de importância que sua pesquisa propõe diante dos resultados obtidos.