Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de projetos aplicados na Escola Dr. Gerson Jatobá Leite, no município de Palmeira dos Índios/ AL, nas turmas dos 9 anos A, B, C, D e E. Com base nas atividades feitas nas referidas turmas, fez-se uma análise da imagem na cidade e o povo Xukuru-Kariri estão representados nos elementos que compõem as narrativas locais. A pesquisa irá analisar de qual modo o PIBID contribui para a implementação de projetos que ajudam em reflexões que percebam os indígenas como sujeitos históricos ativos. Para a concretização da pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa. Para isso, nos utilizamos de pesquisa bibliográfica em produções que fazem reflexões sobre o conceito de imagem e representação, espaço e memória. A pesquisa está ancorada em autores que se debruçaram sobre a história local, como Soares (2020) que apresenta aspectos importantes da história dos Xukuru-Kariri, complementando a problematização e análise imagética desse povo na cidade. Para o método antropológico de observação participante utilizamos a teoria de Malinowski (1922). Ainda, nos fundamentamos nos estudos de Oliveira (1996), sobre a pesquisa de campo, notadamente em sua ênfase na importância do olhar livre de estereótipos como elemento essencial para a produção de material científico. No mais, infere-se que em Palmeira dos Índios faz-se o uso indevido das representações indígenas, visto que é feito de maneira genérica e estereotipada, abrindo margem para o preconceito, dos cidadãos palmerindios, contra o referido povo.