Este resumo expandido, aborda as complexidades e desafios enfrentados pela comunidade educacional no cenário pós-pandemia. A pandemia da COVID-19 trouxe uma transformação radical no sistema educacional global, com a transição abrupta para o ensino remoto e as interrupções nas atividades presenciais. Isso gerou desafios significativos para docentes, discentes e programas de formação docente, bem como acentuou as desigualdades educacionais. Neste contexto, o presente estudo se concentra nas dificuldades enfrentadas por licenciandos em Geografia durante o retorno ao ensino presencial, tanto no âmbito acadêmico quanto nas escolas. A pesquisa examina as implicações da pandemia nas condições de ensino e aprendizagem, destacando a necessidade de políticas educacionais que promovam a equidade e garantam oportunidades iguais de aprendizado para todos os alunos. Utiliza-se uma abordagem qualitativa e exploratória, baseando-se em pesquisa bibliográfica para analisar as principais questões educacionais pós-pandemia. Os resultados indicam desafios significativos na transição entre o ensino remoto e o presencial, bem como a importância de abordagens pedagógicas adaptadas às novas realidades educacionais. Além disso, enfatiza a necessidade de políticas públicas que combatam as desigualdades educacionais e promovam interações presenciais significativas entre professores e alunos.