Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

INTEGRANDO CIÊNCIA E ARTE: O POTENCIAL DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA E GENÉTICA PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104142
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1732
    "inscrito_id" => 2663
    "titulo" => "INTEGRANDO CIÊNCIA E ARTE: O POTENCIAL DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA E GENÉTICA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O objetivo deste relato de experiência é analisar uma prática pedagógica fundamentada nas relações entre ciência e arte no ensino da estrutura do núcleo celular e de conceitos introdutórios da genética, a partir de modelos didáticos no ensino da biologia, aplicada no Complexo Integrado de Educação Básica (CIEB), escola pública da cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Como fundamentação teórica, trouxemos alguns pressupostos do manifesto Cienciarte (Sawada; Araújo-Jorge; Ferreira, 2017), que defendem uma retomada frutuosa e assertiva da união entre o conhecimento científico e artístico na prática pedagógica. Os principais resultados destacam a eficácia de modelos didáticos e imagens no ensino de biologia, integrando a ciência e a arte, com o objetivo de aprimorar a prática pedagógica e facilitar a aprendizagem de temas e estruturas biológicas complexas por parte dos estudantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD3_ID2663_TB1732_28112023094912.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA SILVA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA"
    "autor_email" => "melissamelfreitas2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104142
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1732
    "inscrito_id" => 2663
    "titulo" => "INTEGRANDO CIÊNCIA E ARTE: O POTENCIAL DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CITOLOGIA E GENÉTICA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O objetivo deste relato de experiência é analisar uma prática pedagógica fundamentada nas relações entre ciência e arte no ensino da estrutura do núcleo celular e de conceitos introdutórios da genética, a partir de modelos didáticos no ensino da biologia, aplicada no Complexo Integrado de Educação Básica (CIEB), escola pública da cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Como fundamentação teórica, trouxemos alguns pressupostos do manifesto Cienciarte (Sawada; Araújo-Jorge; Ferreira, 2017), que defendem uma retomada frutuosa e assertiva da união entre o conhecimento científico e artístico na prática pedagógica. Os principais resultados destacam a eficácia de modelos didáticos e imagens no ensino de biologia, integrando a ciência e a arte, com o objetivo de aprimorar a prática pedagógica e facilitar a aprendizagem de temas e estruturas biológicas complexas por parte dos estudantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD3_ID2663_TB1732_28112023094912.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA SILVA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA"
    "autor_email" => "melissamelfreitas2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é analisar uma prática pedagógica fundamentada nas relações entre ciência e arte no ensino da estrutura do núcleo celular e de conceitos introdutórios da genética, a partir de modelos didáticos no ensino da biologia, aplicada no Complexo Integrado de Educação Básica (CIEB), escola pública da cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Como fundamentação teórica, trouxemos alguns pressupostos do manifesto Cienciarte (Sawada; Araújo-Jorge; Ferreira, 2017), que defendem uma retomada frutuosa e assertiva da união entre o conhecimento científico e artístico na prática pedagógica. Os principais resultados destacam a eficácia de modelos didáticos e imagens no ensino de biologia, integrando a ciência e a arte, com o objetivo de aprimorar a prática pedagógica e facilitar a aprendizagem de temas e estruturas biológicas complexas por parte dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.