O objetivo da pesquisa é analisar os reflexos do uso da Etnomatemática na formação de professores de matemática que atuam nas escolas do campo no município de Altamira (PA). Para tanto, o percurso metodológico da mesma tem se desencadeado por meio de duas vias: a primeira se refere à formação de um grupo de estudos (sobre documentos, bibliografias diversas) envolvendo pesquisadores, alunos (graduação e de pós-graduação) e professores da educação básica que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental alicerçados teoricamente no campo da Etnomatemática. A segunda, estava vinculada à construção de tais práticas para serem utilizadas em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas do meio rural (por meio de sequências didáticas). Os resultados mostram que os professores desconheciam a perspectiva da Etnomatemática, pois não tiveram contato em seus cursos de formação inicial; encontram dificuldades para perceber as possíveis etnomatemáticas existentes nos contextos em que as escolas estão inseridas. Por ora, concluímos que há necessidade de reformulação nas matrizes ou ementas curriculares dos cursos de licenciatura em Matemática com vistas a inserir disciplinas problematizem e discutem os diferentes modos de produção do conhecimento que não se alinham a racionalidade matemática ocidental, bem como reconheçam que essas outras racionalidades são modos de resistências desses sujeitos nos distintos contextos