Este artigo tem como objetivo avaliar a importância do uso de mapas mentais como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina eletiva de Anatomia e fisiologia humana. Trata-se de um estudo qualitativo que no seu desenvolvimento foram efetivadas aulas sobre os sistemas corporais e como feedback foram elaboradas ao final de cada aula diversos mapas conceituais que fizeram parte da avaliação dos discentes da disciplina eletiva. Os resultados destacaram uma grande satisfação que contribuíram com o processo de aprendizagem dos discentes, podendo-se destacar a assimilação dos conteúdos teóricos através dos mapas, memorização do conteúdo, síntese dos assuntos relevantes além do desenvolvimento de habilidades metacognitivas. O conjunto dos mapas mentais servirão para a elaboração de um portfólio de anatomia e fisiologia, que por conseguinte servirá de material de estudo para o laboratório da escola campo. Deste modo podemos destacar a importância dessa metodologia quando evidencia-se a interiorização de sequências anatômicas, a compreensão de conteúdos mais amplos, a possibilidade de revisão contínua, o estímulo à liberdade do pensamento e à criatividade.