Este relato detalha a experiência de três supervisoras do núcleo de Língua Portuguesa do PIBID/UFSCar, em três escolas de diferentes etapas da educação básica: CEMEI Prof. Paulo Freire, de educação infantil, EMEB Prof.ª Dalila Galli, de ensino fundamental I e II e E.E. Prof. Arlindo Bittencourt, de ensino fundamental II e ensino médio, em momento pós-pandêmico. Sob a ótica da convivialidade (ILLICH, 1985), nosso projeto se insere em um subprojeto interdisciplinar, com Pedagogia e Educação Especial, contendo estudantes dos três cursos que, divididos em três grupos de oito alunos, se engajaram em ações de ensino nessas três escolas, supervisionados pelas professoras do núcleo. As equipes desenvolveram ações de ambientação e de imersão nas escolas, oportunizando um "estudo da realidade", importante para o planejamento de atividades com foco na convivência, na construção de saberes com a interação, e na oferta de situações para a expressão dos alunos sobre temas relevantes, nesse momento em que se discute como vencer os desafios de se construir conhecimento a partir da convivência na escola. Com a avaliação dos contextos, foram elaboradas situações que convocaram os alunos à ação, considerando a interdisciplinaridade, o letramento digital e o multiletramento. Como resultado, tivemos um concurso artístico-literário com posterior exposição dos trabalhos artísticos na biblioteca da UFSCar, visitação ao câmpus da universidade, criação de uma “bebeteca”, produção de sequências didáticas teoricamente embasadas, elaboração de jogos e revitalização das bibliotecas de duas das escolas envolvidas, sempre buscando letrar os alunos para sua participação democrática nos mais diversos assuntos e contextos.