Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA A APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104789
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2450
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de experiência das bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP) licenciando em pedagogia, que atuaram em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, Escola Classe Vila do Boa, situada em São Sebastião, Brasília - DF. Baseado no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola que ressalta os pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural, compreende-se que o processo de aprendizagem dá-se pela construção do conhecimento, através da interação do sujeito com o meio, entendendo que as relações sociais e culturais fazem parte dessa construção. A partir da análise realizada em sala de aula, a utilização de jogos como estratégia de ensino na alfabetização e a sua eficácia na abordagem lúdica da aprendizagem; apresentar os jogos usados como recurso didático e como eles proporcionaram às crianças no reconhecimento das letras do alfabeto; desenvolver a consciência fonológica e fonêmica; construir palavras monossílabas e dissílabas, levando em consideração que a maioria dos alunos estavam entrando pela primeira vez no ambiente escolar, os jogos foram um auxílio, pois conduziram as crianças a compreenderem o processo de aprendizagem de forma mais concreta e lúdica. Desse modo, o processo de alfabetização experienciado pelas estudantes ocorreu gradualmente mediante jogos, brincadeiras, leituras e produções de textos, foi observado que as atividades desenvolvidas pela preceptora com auxílio das residentes, levaram as crianças à prática de relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula, à realização dos jogos aplicados como o bingo, alfabeto móvel e jogo das rimas, gerando avanços na apropriação das crianças no sistema de escrita alfabética."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1052_TB2450_07102023184711.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORRANY PEREIRA BARBOSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LORRANY"
    "autor_email" => "lopereira335hotmail12@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104789
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2450
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de experiência das bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP) licenciando em pedagogia, que atuaram em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, Escola Classe Vila do Boa, situada em São Sebastião, Brasília - DF. Baseado no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola que ressalta os pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural, compreende-se que o processo de aprendizagem dá-se pela construção do conhecimento, através da interação do sujeito com o meio, entendendo que as relações sociais e culturais fazem parte dessa construção. A partir da análise realizada em sala de aula, a utilização de jogos como estratégia de ensino na alfabetização e a sua eficácia na abordagem lúdica da aprendizagem; apresentar os jogos usados como recurso didático e como eles proporcionaram às crianças no reconhecimento das letras do alfabeto; desenvolver a consciência fonológica e fonêmica; construir palavras monossílabas e dissílabas, levando em consideração que a maioria dos alunos estavam entrando pela primeira vez no ambiente escolar, os jogos foram um auxílio, pois conduziram as crianças a compreenderem o processo de aprendizagem de forma mais concreta e lúdica. Desse modo, o processo de alfabetização experienciado pelas estudantes ocorreu gradualmente mediante jogos, brincadeiras, leituras e produções de textos, foi observado que as atividades desenvolvidas pela preceptora com auxílio das residentes, levaram as crianças à prática de relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula, à realização dos jogos aplicados como o bingo, alfabeto móvel e jogo das rimas, gerando avanços na apropriação das crianças no sistema de escrita alfabética."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1052_TB2450_07102023184711.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORRANY PEREIRA BARBOSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LORRANY"
    "autor_email" => "lopereira335hotmail12@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência das bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP) licenciando em pedagogia, que atuaram em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, Escola Classe Vila do Boa, situada em São Sebastião, Brasília - DF. Baseado no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola que ressalta os pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural, compreende-se que o processo de aprendizagem dá-se pela construção do conhecimento, através da interação do sujeito com o meio, entendendo que as relações sociais e culturais fazem parte dessa construção. A partir da análise realizada em sala de aula, a utilização de jogos como estratégia de ensino na alfabetização e a sua eficácia na abordagem lúdica da aprendizagem; apresentar os jogos usados como recurso didático e como eles proporcionaram às crianças no reconhecimento das letras do alfabeto; desenvolver a consciência fonológica e fonêmica; construir palavras monossílabas e dissílabas, levando em consideração que a maioria dos alunos estavam entrando pela primeira vez no ambiente escolar, os jogos foram um auxílio, pois conduziram as crianças a compreenderem o processo de aprendizagem de forma mais concreta e lúdica. Desse modo, o processo de alfabetização experienciado pelas estudantes ocorreu gradualmente mediante jogos, brincadeiras, leituras e produções de textos, foi observado que as atividades desenvolvidas pela preceptora com auxílio das residentes, levaram as crianças à prática de relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula, à realização dos jogos aplicados como o bingo, alfabeto móvel e jogo das rimas, gerando avanços na apropriação das crianças no sistema de escrita alfabética.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.