Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender alguns dos principais resultados que o programa de extensão da Famat, que tem levado às escolas oficinas de conteúdos matemáticos para alunos da educação básica da rede pública de Marabá, tem proporcionado ao processo de formação dos graduandos em licenciatura em Matemática da Famat/ICE/Unifesspa, visando retroalimentar o processo e subsidiar a continuidade das ações. Optou-se desenvolvê-la por meio da abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada, aplicada para seis alunos do referido curso. A análise dos resultados tem como base diversos autores, tais como: Lorenzato (2006), Ribas (2016), Pontes (2018, 2019), Gatti et al. (2019), entre outros. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que as ações desenvolvidas no decorrer do programa têm contribuído para a diminuição das dificuldades dos alunos da educação básica em relação à matemática e para a formação docente inicial dos licenciandos. A utilização de situações-problema e dos recursos do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) associados ao ensino dos conteúdos matemáticos durante as oficinas têm despertado o interesse dos alunos e favorecendo um aprendizado mais significativo, lúdico e prazeroso. Além disso, o programa tem propiciado o fortalecimento entre universidade e escola. Diante da importância da extensão universitária, a pesquisa se mostra relevante e traz apontamentos que podem inspirar outros cursos e universidades.