Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO E REGULAMENTAÇÃO DOS SENTIMENTOS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103286
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 715
    "inscrito_id" => 6476
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO E REGULAMENTAÇÃO DOS SENTIMENTOS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL."
    "resumo" => "O projeto investiga a relevância da inteligência emocional no desenvolvimento infantil, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é analisar como a literatura infantil pode ser uma ferramenta eficaz para promover a compreensão e a regulação das emoções em crianças nessa faixa etária. A pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica e contação de histórias do livro infantil cuidadosamente selecionado, que abordam temas emocionais de maneira acessível e cativante. A inteligência emocional é entendida como a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar emoções próprias e dos outros. Os resultados demonstram que a literatura infantil desempenha um papel fundamental na promoção da inteligência emocional, oferecendo histórias que as crianças podem se relacionar e identificar, permitindo-lhes explorar uma variedade de emoções de maneira segura. Ao se envolverem com personagens que enfrentam desafios emocionais semelhantes, as crianças podem aprender estratégias para lidar com sentimentos complexos, desenvolvendo habilidades de empatia, autorregulação e resolução de conflitos. Portanto, este estudo ressalta a importância de incorporar a literatura infantil como ferramenta pedagógica valiosa para promover a inteligência emocional nos anos iniciais do ensino fundamental. Isso não apenas apoia o desenvolvimento emocional saudável das crianças, mas também contribui para a formação de indivíduos mais equilibrados, capazes de lidar eficazmente com as complexidades emocionais ao longo de suas vidas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6476_TB715_20112023124555.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍSLEY VASCONI DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LÍSLEY"
    "autor_email" => "lisleyvcarvalho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103286
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 715
    "inscrito_id" => 6476
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO E REGULAMENTAÇÃO DOS SENTIMENTOS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL."
    "resumo" => "O projeto investiga a relevância da inteligência emocional no desenvolvimento infantil, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é analisar como a literatura infantil pode ser uma ferramenta eficaz para promover a compreensão e a regulação das emoções em crianças nessa faixa etária. A pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica e contação de histórias do livro infantil cuidadosamente selecionado, que abordam temas emocionais de maneira acessível e cativante. A inteligência emocional é entendida como a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar emoções próprias e dos outros. Os resultados demonstram que a literatura infantil desempenha um papel fundamental na promoção da inteligência emocional, oferecendo histórias que as crianças podem se relacionar e identificar, permitindo-lhes explorar uma variedade de emoções de maneira segura. Ao se envolverem com personagens que enfrentam desafios emocionais semelhantes, as crianças podem aprender estratégias para lidar com sentimentos complexos, desenvolvendo habilidades de empatia, autorregulação e resolução de conflitos. Portanto, este estudo ressalta a importância de incorporar a literatura infantil como ferramenta pedagógica valiosa para promover a inteligência emocional nos anos iniciais do ensino fundamental. Isso não apenas apoia o desenvolvimento emocional saudável das crianças, mas também contribui para a formação de indivíduos mais equilibrados, capazes de lidar eficazmente com as complexidades emocionais ao longo de suas vidas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6476_TB715_20112023124555.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍSLEY VASCONI DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LÍSLEY"
    "autor_email" => "lisleyvcarvalho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O projeto investiga a relevância da inteligência emocional no desenvolvimento infantil, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é analisar como a literatura infantil pode ser uma ferramenta eficaz para promover a compreensão e a regulação das emoções em crianças nessa faixa etária. A pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica e contação de histórias do livro infantil cuidadosamente selecionado, que abordam temas emocionais de maneira acessível e cativante. A inteligência emocional é entendida como a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar emoções próprias e dos outros. Os resultados demonstram que a literatura infantil desempenha um papel fundamental na promoção da inteligência emocional, oferecendo histórias que as crianças podem se relacionar e identificar, permitindo-lhes explorar uma variedade de emoções de maneira segura. Ao se envolverem com personagens que enfrentam desafios emocionais semelhantes, as crianças podem aprender estratégias para lidar com sentimentos complexos, desenvolvendo habilidades de empatia, autorregulação e resolução de conflitos. Portanto, este estudo ressalta a importância de incorporar a literatura infantil como ferramenta pedagógica valiosa para promover a inteligência emocional nos anos iniciais do ensino fundamental. Isso não apenas apoia o desenvolvimento emocional saudável das crianças, mas também contribui para a formação de indivíduos mais equilibrados, capazes de lidar eficazmente com as complexidades emocionais ao longo de suas vidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.