A congruência modular, ferramenta da Teoria dos Números, permite estabelecer propriedades com os restos da divisão entre números inteiros. Sua aplicabilidade pode ser verificada por meio da criptografia, em calendários e até mesmo em sistemas de identificação, como no Cadastro de Pessoa Física (CPF). O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática (SD), elaborada no âmbito de um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, que visa desenvolver habilidades da Base Nacional Comum Curricular por estudantes do Ensino Médio a partir de aplicações da congruência modular. Apresentamos os conceitos clássicos da teoria de congruência modular e algumas de suas propriedades. Ademais, ilustramos alguns cenários de aplicações no cotidiano: o sistema de identificação de números do CPF, código de barras e na criptografia. A metodologia desta etapa do projeto de pesquisa, fundamenta-se na pesquisa bibliográfica que culminou na elaboração de uma sequência didática. Pretende-se aplicar a SD em uma escola da Educação Básica de Ensino Médio, no munícipio de Paracatu onde procurar-se-á refletir sobre os procedimentos empregados em cada questão, bem como suas inter-relações com as habilidades e competências exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).