O artigo representa uma experiência vivenciada no projeto Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia que faz parte da modernização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no Centro Universitário da Região da Campanha, na cidade de Bagé-RS. O objetivo foi desenvolver uma práxis formativa que articulasse a teoria e a prática com alunos do terceiro ano na Escola Estadual Félix Contreiras Rodrigues. Diversas estratégias foram utilizadas para trabalhar o desenvolvimento dos alunos na escrita e na interpretação de texto, derivados de pesquisas sobre o processo de alfabetização, aprendizagem e práticas pedagógicas realizadas em sala de aula com atividades específicas para trabalhar os conteúdos propostos no tema deste artigo.O planejamentos de aulas com características lúdicas com fins de provocar a participação ativa e o encantamento dos alunos pela escrita e a melhoria na interpretação dos textos.Ao longo da prática pedagógica com os alunos foi possível analisar algumas dificuldades, assim como, a falta da prática da leitura e consequentemente uma defasagem na interpretação do que se lê, para isso foram feitas algumas intervenções que foram consideradas eficazes para o momento.