Neste relato, descreve-se a experiência de uma estudante de Ciências Biológicas- licenciatura, que escolheu se envolver mais profundamente como professora em formação na vida de outros alunos. Durante o último ano, várias experiências proporcionaram o aperfeiçoamento na prática pedagógica, incluindo o contato com uma nova abordagem no Ensino Médio, chamada de "Trilha", pois foi possível trabalhar o Ensino de Biologia realizando atividades práticas com os alunos, como por exemplo, a microscopia para a visualização de microrganismos. Assim, a residência permitiu ampliar a experiência na área da docência, graças ao contato direto com a sala de aula e à interação com profissionais mais experientes, a exemplo, a professora preceptora. Conversas enriquecedoras, orientações e prática em sala de aula contribuíram para construir confiança, e um trabalho colaborativo entre os residentes e a comunidade escolar. A professora preceptora desempenhou um papel fundamental, criando um ambiente seguro para o aprendizado. Além disso, participar das atividades extracurriculares nas escolas como parte integrante do corpo docente foi fundamental para que os residentes se enxergassem como futuros professores, aumentando a familiaridade com o ambiente escolar e incentivando reflexões sobre a profissão. Por meio dos trabalhos realizados, foi possível avaliar as condições pedagógicas dos residentes e sua interação com os alunos da educação básica, no contexto das Ciências Biológicas.