Considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) um espaço imprescindível na formação inicial dos futuros professores e de ressignificação da prática pedagógica na Educação Básica, relatamos por meio deste trabalho uma das ações desenvolvidas no âmbito do PIBID-Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Medianeira. Esta ação ocorreu no formato de Oficina Didática em uma escola-campo do programa e foi direcionada à duas turmas do 1º ano do Ensino Médio do componente curricular de Química. A oficina em questão trouxe o desafio aos pibidianos de elaborarem e implementarem uma intervenção de natureza pedagógica abordando o temática “Modelos Atômicos” conduzida pelo viés dos Três Momentos Pedagógicos tomando por base o referencial de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). O desenvolvimento dessa Oficina Didática nos possibilitou a reflexão e o estudo de como inserir um conceito comumente apresentado de forma tradicional de uma maneira dinâmica e investigativa. Por fim, reconhecemos a extrema importância no ramo da educação, de projetos que visam a melhoria e a preparação de estudantes para adentrarem a carreira docente.