O presente artigo tem por objetivo investigar possíveis contribuições da inteligência artificial (IA) na construção de ambientes educacionais inclusivos e acolhedores para a comunidade LGBTQIA+. Para isso, empregou-se uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa, consubstanciada em uma revisão sistemática da literatura com o intuito de elucidar o cenário educacional relativo a estudantes pertencentes ao grupo LGBTQIA+. A partir deste mapeamento, a investigação visou propor estratégias pedagógicas para fomentar uma educação inclusiva direcionada a este grupo específico. Notavelmente, um dos recursos tecnológicos explorados para viabilizar tal inclusão foi a Inteligência Artificial (IA), em particular, a aplicação do modelo ChatGPT como ferramenta educacional auxiliar. O referencial teórico baseia-se em literatura sobre educação inclusiva, inteligência artificial na educação e direitos LGBTQIA+. Os resultados indicam que a utilização da IA pode efetivamente ajudar na criação de espaços de aprendizagem mais inclusivos, contribuir com a identificação de casos de discriminação, pode auxiliar com o planejamento de atividades pedagógicas inclusivas e facilitar discussões construtivas sobre diversidade e inclusão. No entanto, também se observou que a eficácia dessas tecnologias depende fortemente do contexto em que são aplicadas e da formação dos educadores envolvidos. Além disso, entende-se que a IA tem potencial significativo para melhorar a inclusão e o bem-estar dos estudantes LGBTQIA+, mas há a necessidade de diretrizes éticas e treinamento para educadores na aplicação dessas tecnologias.