O início do século XXI a humanidade foi surpreendida pela pandemia desencadeada pela Covid-19 e foi necessária a mudança de comportamento em todos os seguimentos, inclusive educacional. Exigiu-se de educadores habilidades com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) o qual passou a fazer uso cotidianamente na realidade em que se enfrenta a pandemia. Este artigo analisa processo de mediação do ensino e da aprendizagem remota através de tecnologias educacionais. Este trabalho possui abordagem quali-quantitativa, e define-se como pesquisa aplicada exploratória o qual evidencia as possibilidades de estratégias de aprendizagem por intermédio das tecnologias digitais. São sujeitos da pesquisa professores e alunos de uma universidade Estadual do Amapá de um curso específico os quais responderam questionário com perguntas abertas e fechadas. Constata-se que a falta de infraestrutura para a realização das atividades são os elementos apontados como grandes obstáculos no sucesso das aulas remotas, contudo, o meio digital, oferece inúmeros recursos eficazes de mediação remota para uso educacional, saber utilizar e manusear passa a ser fator imprescindível nos tempos atuais.