O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Heróis do Jenipapo (Campo Maior – PI) em atividade de intervenção na turma do Pré-Escolar I em uma escola do município. O relato pauta em uma atividade de intervenção realizada pelos graduandos na escola, visando trabalhar as vogais de forma lúdica com as crianças da turma. Tendo por objetivo trabalhar a alfabetização na educação infantil foi utilizado meios lúdicos que fossem ao encontro do conteúdo proposto para a turma, utilizando a criatividade e dinamicidade nas brincadeiras cria-se meios condizentes ao conteúdo. Para o desenvolvimento da atividade utilizou-se EVA e fita adesiva. A atividade pautava o reconhecimento das vogais. Foram confeccionadas 5 vogais em EVA sendo posteriormente afixada no uniforme de uma criança da turma. Logo após, os licenciandos foram apresentado as vogais e a medida em que apresentavam as vogais chamavam a frente a criança que estava com a respectiva letra, após as letras apresentadas foi passado um vídeo com a música em alusão as vogais, momento de descontração em que as crianças cantavam e pronunciam as vogais. Como resultado, observou-se que as crianças participaram e manifestaram interesse e envolvimento na proposta. Logo, manifestar o conteúdo de maneira lúdica permite que as crianças aprendam de forma interativa sem fugir do objetivo principal do processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a experiência vivenciada pauta a importância da ludicidade para a aprendizagem infantil.