Como educadoras e “discípulas” de José Pacheco, acreditamos, defendemos e praticamos uma educação pautada em valores, visto que nosso propósito é o de somar na formação do caráter de nossos estudantes. Indubitavelmente, a cada gesto nosso, estamos servindo de exemplo para nossos estudantes, por isso é tão importante que nosso discurso condiga com nossa prática dentro e fora da sala de aula. Diante disso, no Subprojeto Interdisciplinar – Língua Portuguesa e Língua Espanhola - “A autonomia, o uso ético dos espaços virtuais e a interdisciplinaridade nas aulas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola: em busca de dirimir defasagens e de ampliar horizontes”, do PIBID de Letras da UFRRJ/IM, nos dedicamos a apresentar e vivenciar com os discentes da Educação Básica o paradigma da aprendizagem e da comunicação (Pacheco, 2019), a fim de que eles se tornem mais autônomos nos estudos e na vida; a refletir acerca do uso ético das tecnologias e assim usá-las como ferramenta aliada na construção do conhecimento (Schroeder e Pereira, 2013); a construir um aprendizado do conhecimento linguístico e cultural da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola de forma prudente e responsável, a partir da abordagem humanista (Aloni, 2011); e, por fim, a levar o discente a relacionar o conhecimento construído nas aulas de Português e de Espanhol com suas vivências e demais componentes curriculares, a partir do princípio da interdisciplinaridade (Morin, 2005). Nesse trabalho, relataremos, especificamente, as dinâmicas aplicadas por nossos pibidianos nas escolas parceiras, no que se refere ao uso ético e consciente das tecnologias.