Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA PAUTADA PELA DEMOCRACIA E PELOS DIREITOS HUMANOS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105027 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2719 "inscrito_id" => 9532 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA PAUTADA PELA DEMOCRACIA E PELOS DIREITOS HUMANOS." "resumo" => "A interseção entre democracia, direitos humanos e formação docente no contexto educacional é explorada para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Concentrando-se na (re)construção das políticas educacionais na área de Educação Física, destaca-se o papel crucial dos professores como agentes transformadores. A pesquisa reconhece a necessidade urgente de reavaliar práticas formativas, considerando os desafios sociais, éticos e inclusivos da educação contemporânea. A metodologia empregada envolve abordagens qualitativas, incluindo revisão bibliográfica, essa pesquisa busca entender a efetividade das políticas educacionais em vigor, fornecendo uma base sólida. O referencial teórico destaca a importância da formação de professores na promoção de valores democráticos e direitos humanos. Autores renomados na Educação Física, como Darlene A. Kluka, Richard Tinning, Larissa M. Galatti e Daniel Marinho, contribuem com insights fundamentais sobre Paulo freira nessa interseção, enriquecendo o estudo. Os resultados da pesquisa revelam desafios significativos na promoção da democracia e dos direitos humanos na formação docente, indicando a necessidade de revisão das abordagens pedagógicas. Enquanto alguns avanços são notados, a pesquisa destaca a urgência de melhorias, à luz das complexidades sociais e éticas contemporâneas. Assim, a pesquisa não se limita a diagnosticar problemas, mas também aponta para a necessidade de estratégias inovadoras na formação docente, nas considerações finais, destaca-se a importância de uma (re)construção profunda das políticas educacionais, visando ambientes educacionais mais igualitários e respeitosos dos direitos fundamentais para promover uma educação que cultive valores democráticos e de respeito aos direitos humanos, preparando os futuros educadores para um papel mais ativo e significativo na sociedade.A interseção entre democracia, direitos humanos e formação docente no contexto educacional é explorada para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Conce" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9532_TB2719_16112023154834.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANESSA CHRISTINA COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WANESSA" "autor_email" => "wanessa.silva@iced.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105027 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2719 "inscrito_id" => 9532 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA PAUTADA PELA DEMOCRACIA E PELOS DIREITOS HUMANOS." "resumo" => "A interseção entre democracia, direitos humanos e formação docente no contexto educacional é explorada para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Concentrando-se na (re)construção das políticas educacionais na área de Educação Física, destaca-se o papel crucial dos professores como agentes transformadores. A pesquisa reconhece a necessidade urgente de reavaliar práticas formativas, considerando os desafios sociais, éticos e inclusivos da educação contemporânea. A metodologia empregada envolve abordagens qualitativas, incluindo revisão bibliográfica, essa pesquisa busca entender a efetividade das políticas educacionais em vigor, fornecendo uma base sólida. O referencial teórico destaca a importância da formação de professores na promoção de valores democráticos e direitos humanos. Autores renomados na Educação Física, como Darlene A. Kluka, Richard Tinning, Larissa M. Galatti e Daniel Marinho, contribuem com insights fundamentais sobre Paulo freira nessa interseção, enriquecendo o estudo. Os resultados da pesquisa revelam desafios significativos na promoção da democracia e dos direitos humanos na formação docente, indicando a necessidade de revisão das abordagens pedagógicas. Enquanto alguns avanços são notados, a pesquisa destaca a urgência de melhorias, à luz das complexidades sociais e éticas contemporâneas. Assim, a pesquisa não se limita a diagnosticar problemas, mas também aponta para a necessidade de estratégias inovadoras na formação docente, nas considerações finais, destaca-se a importância de uma (re)construção profunda das políticas educacionais, visando ambientes educacionais mais igualitários e respeitosos dos direitos fundamentais para promover uma educação que cultive valores democráticos e de respeito aos direitos humanos, preparando os futuros educadores para um papel mais ativo e significativo na sociedade.A interseção entre democracia, direitos humanos e formação docente no contexto educacional é explorada para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Conce" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9532_TB2719_16112023154834.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANESSA CHRISTINA COELHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WANESSA" "autor_email" => "wanessa.silva@iced.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A interseção entre democracia, direitos humanos e formação docente no contexto educacional é explorada para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Concentrando-se na (re)construção das políticas educacionais na área de Educação Física, destaca-se o papel crucial dos professores como agentes transformadores. A pesquisa reconhece a necessidade urgente de reavaliar práticas formativas, considerando os desafios sociais, éticos e inclusivos da educação contemporânea. A metodologia empregada envolve abordagens qualitativas, incluindo revisão bibliográfica, essa pesquisa busca entender a efetividade das políticas educacionais em vigor, fornecendo uma base sólida. O referencial teórico destaca a importância da formação de professores na promoção de valores democráticos e direitos humanos. Autores renomados na Educação Física, como Darlene A. Kluka, Richard Tinning, Larissa M. Galatti e Daniel Marinho, contribuem com insights fundamentais sobre Paulo freira nessa interseção, enriquecendo o estudo. Os resultados da pesquisa revelam desafios significativos na promoção da democracia e dos direitos humanos na formação docente, indicando a necessidade de revisão das abordagens pedagógicas. Enquanto alguns avanços são notados, a pesquisa destaca a urgência de melhorias, à luz das complexidades sociais e éticas contemporâneas. Assim, a pesquisa não se limita a diagnosticar problemas, mas também aponta para a necessidade de estratégias inovadoras na formação docente, nas considerações finais, destaca-se a importância de uma (re)construção profunda das políticas educacionais, visando ambientes educacionais mais igualitários e respeitosos dos direitos fundamentais para promover uma educação que cultive valores democráticos e de respeito aos direitos humanos, preparando os futuros educadores para um papel mais ativo e significativo na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.