Apresentamos uma experiência que integra ensino, pesquisa e extensão com alunos do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Educação Intercultural do Instituto Insikiran de Formação Superior da Universidade Federal de Roraima. A oficina foi organizada pelo Sub-projeto Residência Pedagógica Núcleo Ciências Humanas e Sociais do referido curso em parceria com o Projeto de Pesquisa Laboratórios Socionaturais Vivos como instrumento de melhoria pedagógica nos anos finais do ensino fundamental na educação escolar indígena e teve como objetivo estimular a produção de materiais educativos como ferramentas para o auxílio no ensino contextualizado e articulado dos conteúdos culturais e dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas indígenas de Roraima. A ação se justifica na necessidade de aprimorar a reflexão sobre os materiais educativos utilizados nas escolas indígenas e a análise de uma nova proposta de elaboração de materiais contextualizados envolvendo a coerência teórico-metodológica do Método Indutivo Intercultural e a perspectiva do currículo como campo de debate político. Percebeu-se a possibilidade de poder elaborar estes tipos de materiais, porém identificaram-se dificuldades na articulação de conhecimentos culturais e conhecimentos da BNCC para a elaboração do planejamento escolar.