O processo de criação da educação para as relações étnico-raciais, No Brasil, se deu na esteira da consolidação da política de igualdade racial, tendo a criação das leis nº 10.639/2003 (BRASIL, 2003) e nº 11.645/2008 (BRASIL, 2008), que tornam obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica, o principal ponto de convergência. Esse cenário socio-histórico é marcado pela luta do movimento negro e pelo reconhecimento de que a democracia racial foi um mito construído sob a égide do apagamento da história do povo negro escravizado e em diáspora no Brasil. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar como a temática das relações étnico-raciais tem sido trabalhada nos dois cursos técnicos integrados ao ensino médio, nos cinco cursos técnicos e nos sete cursos superiores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) do Campus Limoeiro do Norte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados tem se dado a partir de uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos e de entrevistas com discentes e docentes dos referidos cursos. Como achados iniciais é possível apontar que os dois cursos técnicos de nível médio possuem em seus PPCs uma preocupação em abordar a discussão étnico racial enquanto que os demais estão passando por uma revisão em suas matrizes curriculares e tem como diretriz a inclusão desta temática.