Este trabalho relata a experiência teórica e prática vivida na disciplina “História e Cultura Indígena e Afrobrasileira” no âmbito do curso de licenciatura em Letras port/ing no IFCE campus Tianguá, disciplina esta que coloca em prática os fundamentos da Lei 10.639/2003. Tendo como base que as experiências são algo indispensável para o aprendizado concreto, o propósito do presente trabalho é evidenciar de forma clara e objetiva as experiências vivenciadas pelas autoras a partir das escolhas didáticas do professor da referida disciplina. Ainda pretende demonstrar as dificuldades e facilidades ligadas aos teóricos apresentados pelo professor em sala assim sustentados por debates sobre temas atuais e polêmicos, o que ativou o pensamento crítico dos discentes na disciplina de história da cultura indígena e afro-brasileira, que teve e tem como intuito quebrar preconceitos com pessoas indígenas, assim como diminuir o racismo na vida dos discentes com o alvo de se ter um corpo social melhor. Utilizaremos como referências teóricas, autores como Eduardo Galeano, Frantz Fanon, Milton Santos, Lélia Gonzalez, George James e Djamilla Ribeiro, além de legislações oficiais do Brasil como a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Uma vez que no Brasil, esses temas têm se mostrado mais presentes, porém, de uma forma muito superficial e não debatida corretamente buscar estratégias para as problemáticas citadas estarem dentro da escola é um caminho a ser seguido e construído ao longo do tempo para se conseguir um país melhor.