Esta investigação é um recorte do trabalho de mestrado que acredita na importância dos jogos como estratégia didático-pedagógica no trabalho com a Educação Matemática. E, aliado a tal pressuposto, percebe a necessidade de inserir a discussão das tradições afro-brasileiras no contexto educativo brasileiro, dadas as nossas matrizes étnicas, nesse caso, por meio do resgate dos jogos oriundos desse continente. Para tanto, propõe uma pesquisa, com matizes qualitativa e quantitativa – no sentido de propor um trabalho pedagógico que utilize o Shisima,jogo de origem africana, por meio da estruturação de estratégias didático-pedagógicas que permitam a promoção de diferentes ações que considerem o contexto sociocultural das crianças, os objetivos previstos para o ano de ensino que será alvo da pesquisa, além das potencialidades dos discentes envolvidos. Como aporte teórico, a pesquisa se ampara em (D'Ambrosio 1985, Valentim e Backes 2008, Brasil 2018 e Passos 2021). Metodologicamente, se ancora nos pressupostos da pesquisa-ação, com elementos da pesquisa intervenção e, para a estruturação do trabalho, o uso das sequências didáticas como forma de sistematização das atividades a serem propostas (Prodanov e Freitas 2013, Gil 2008, Zabala 1998, e Thiollent 1986). Apresentamos aqui a construção do “estado da arte", aponta uma expansão significativa, mas mínima em trabalhos na área de jogos de origem africana aplicados ao ensino da matemática com uma maior representatividade na região nordeste com usos no Ensino Fundamental e no Ensino Superior no que tange a formação de professores, explorando a geometria e a álgebra.A pesquisa pretende contribuir como alternativa possível ao cumprimento da lei 11.645/2008 estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos currículos do Ensino Fundamental e Médio – por meio de uma área ainda pouco explorada com essa finalidade – a matemática – no sentido de ajudar no letramento matemático por um viés histórico-cultural.