Este trabalho pretende relatar a experiência fruto dos estudos de cunho extracurriculares do autor enquanto observador do NEABI - Campus Tianguá. O estudo visa investigar a representação de personagens LGBTQ+ em obras literárias afro-brasileiras, com ênfase nas contribuições dos escritores Cuti e Conceição Evaristo. Analisamos como a literatura LGBTQ+ afro-brasileira desafia a discriminação e amplia a visibilidade das identidades LGBTQ+ na comunidade negra. Realizaremos um estudo teórico, uma vez que nasce dos desdobramentos do grupo de estudos do NEABI do campus do IFCE referenciado que objetiva enriquecer a experiência teórica de professores de letras em formação. Ao examinar narrativas selecionadas, exploramos as estratégias dos autores para resistir às opressões sociais, destacando o poder da literatura como meio de resistência e emancipação. Além disso, o artigo contextualiza essas obras à luz das teorias de acadêmicos como Audre Lorde e José Esteban Muñoz, enriquecendo a discussão sobre interseccionalidade, sexualidade e raça. Ao enfatizar o papel fulcral da literatura LGBTQ+ afro-brasileira na promoção da diversidade e na construção de uma sociedade mais inclusiva, este trabalho contribui para a compreensão das complexas interações entre identidade, literatura e ativismo social dando assim possibilidade de ampliar e pensar a materialização da lei 10.639/2003 tanto a nível curricular quanto extracurricular nos cursos de formação de professores do IFCE.