Este trabalho relata a experiência das ações de educação racial que foram desenvolvidas com adolescentes no ambiente escolar de ensino fundamental. Essas atividades foram promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE Campus Jaguaribe, no período de agosto e setembro de 2023. O objetivo foi fomentar o letramento racial por meio da implementação de atividades educativas que aumentassem a consciência e a sensibilidade dos alunos acerca da valorização e do respeito à diversidade racial, além de estabelecer, simultaneamente, um ambiente seguro e acolhedor para o diálogo sobre racismo, discriminação e privilégios. As ações foram organizadas com o apoio da direção escolar em uma escola de Ensino Fundamental, no município de Jaguaribe, Ceará, que disponibilizou as turmas do 9º ano matutino e vespertino. As atividades envolveram a aplicação de uma oficina de letramento racial. Neste trabalho, optou-se pela metodologia de caráter descritivo qualitativo. Foi observado na ação a potencialidade do letramento racial na vida dos adolescentes, introduzindo e reforçando conceitos sociais sobre empoderamento, respeito e diversidade, desmistificando todos os tabus acerca dos estudos étnico raciais, reconhecendo a importância de discutir questões raciais desde cedo, a fim de combater o racismo. As atividades buscaram promover a autoestima e a valorização das identidades culturais de cada aluno, independente de sua etnia, envolvendo a inclusão de conteúdos que abordaram a história e a cultura afro-brasileira, indígena e de outras minorias em seu currículo. O letramento racial pode promover mudanças sociais, combatendo o racismo, promovendo a inclusão, capacitando os alunos com conhecimento, consciência e sensibilidade sobre questões raciais, ajudando a construir uma comunidade escolar justa e igualitária, para que as crianças se sintam respeitadas e valorizadas independente da sua cor e etnia.