Artigo Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-6720

PEDAGOPRETA: EDUCADORAS NEGRAS, ARTISTAS, MILITANTES, ESCRITORAS E IYALORIXÁS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE MULHERES-NEGRAS-EDUCADORAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ST 03: Relações etnico-raciais e interseccionalidades
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102567
    "edicao_id" => 318
    "trabalho_id" => 3
    "inscrito_id" => 26
    "titulo" => "PEDAGOPRETA: EDUCADORAS NEGRAS, ARTISTAS, MILITANTES, ESCRITORAS E IYALORIXÁS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE MULHERES-NEGRAS-EDUCADORAS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a categoria Pedagopreta, desenvolvida durante a pesquisa de Mestrado em Ensino e Formação Docente da Unilab/IFCE, sob a orientação da Profa. Dra. Rebeca de Alcântara e Silva Meijer, nele apresentamos a Identidade Profissional Docente Pedagopreta, elaborada a partir do esteio teórico-metodológico da Pretagogia, em diálogo com referenciais que valorizam a cosmopercepção africana, a ancestralidade e a afetividade na formação de mulheres-negras-educadoras, como a Educação Afrocentrada, a Escrevivência e os saberes artísticos e culturais desenvolvidos na diáspora afro-brasileira, aqui destacamos a importância de mulheres negras atravessadas por diversas intersecções sociais, na formação e construção identitária de educadoras e na preservação e perpetuação de saberes essenciais para a educação das relações étnico-raciais. Somos nós mulheres-negras-educadoras: mães, militantes, artistas, mestras da cultura popular, yalorixás, professoras, que estamos ao longo da história, e dentro das nossas potencialidades afro diaspóricas, a frente de organizações políticas, projetos sociais, terreiros, salas de aula, dentro da nossa própria casa, e da casa de outros, responsáveis pela educação de boa parte das crianças, jovens e adultos do nosso país, nossa presença e importância é viva, ativa e inegável, comprometida desde o início da exploração escravocrata no Brasil até os dias de hoje com a emancipação da população negra e com a educação dos nossos, somos as guardiões dos saberes ancestrais, somos a fonte de libertação e de articulação coletiva, o poder educativo das mulheres negras em seus diversos espaços de poder é essencial para que possamos caminhar em um projeto que seja de fato libertador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 03: Relações etnico-raciais e interseccionalidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV197_MD1_ID26_TB3_06092023155059.pdf"
    "created_at" => "2024-01-23 08:56:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA FARIAS XAVIER / OYÁ IYALÊ"
    "autor_nome_curto" => "Yalê"
    "autor_email" => "pedagopreta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)  Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica"
    "edicao_evento" => """
      XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n
      Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica
      """
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-23"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57"
    "publicacao_id" => 104
    "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA"
    "publicacao_codigo" => "2318-6720"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102567
    "edicao_id" => 318
    "trabalho_id" => 3
    "inscrito_id" => 26
    "titulo" => "PEDAGOPRETA: EDUCADORAS NEGRAS, ARTISTAS, MILITANTES, ESCRITORAS E IYALORIXÁS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE MULHERES-NEGRAS-EDUCADORAS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a categoria Pedagopreta, desenvolvida durante a pesquisa de Mestrado em Ensino e Formação Docente da Unilab/IFCE, sob a orientação da Profa. Dra. Rebeca de Alcântara e Silva Meijer, nele apresentamos a Identidade Profissional Docente Pedagopreta, elaborada a partir do esteio teórico-metodológico da Pretagogia, em diálogo com referenciais que valorizam a cosmopercepção africana, a ancestralidade e a afetividade na formação de mulheres-negras-educadoras, como a Educação Afrocentrada, a Escrevivência e os saberes artísticos e culturais desenvolvidos na diáspora afro-brasileira, aqui destacamos a importância de mulheres negras atravessadas por diversas intersecções sociais, na formação e construção identitária de educadoras e na preservação e perpetuação de saberes essenciais para a educação das relações étnico-raciais. Somos nós mulheres-negras-educadoras: mães, militantes, artistas, mestras da cultura popular, yalorixás, professoras, que estamos ao longo da história, e dentro das nossas potencialidades afro diaspóricas, a frente de organizações políticas, projetos sociais, terreiros, salas de aula, dentro da nossa própria casa, e da casa de outros, responsáveis pela educação de boa parte das crianças, jovens e adultos do nosso país, nossa presença e importância é viva, ativa e inegável, comprometida desde o início da exploração escravocrata no Brasil até os dias de hoje com a emancipação da população negra e com a educação dos nossos, somos as guardiões dos saberes ancestrais, somos a fonte de libertação e de articulação coletiva, o poder educativo das mulheres negras em seus diversos espaços de poder é essencial para que possamos caminhar em um projeto que seja de fato libertador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 03: Relações etnico-raciais e interseccionalidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV197_MD1_ID26_TB3_06092023155059.pdf"
    "created_at" => "2024-01-23 08:56:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA FARIAS XAVIER / OYÁ IYALÊ"
    "autor_nome_curto" => "Yalê"
    "autor_email" => "pedagopreta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)  Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica"
    "edicao_evento" => """
      XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n
      Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica
      """
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-23"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57"
    "publicacao_id" => 104
    "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA"
    "publicacao_codigo" => "2318-6720"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta a categoria Pedagopreta, desenvolvida durante a pesquisa de Mestrado em Ensino e Formação Docente da Unilab/IFCE, sob a orientação da Profa. Dra. Rebeca de Alcântara e Silva Meijer, nele apresentamos a Identidade Profissional Docente Pedagopreta, elaborada a partir do esteio teórico-metodológico da Pretagogia, em diálogo com referenciais que valorizam a cosmopercepção africana, a ancestralidade e a afetividade na formação de mulheres-negras-educadoras, como a Educação Afrocentrada, a Escrevivência e os saberes artísticos e culturais desenvolvidos na diáspora afro-brasileira, aqui destacamos a importância de mulheres negras atravessadas por diversas intersecções sociais, na formação e construção identitária de educadoras e na preservação e perpetuação de saberes essenciais para a educação das relações étnico-raciais. Somos nós mulheres-negras-educadoras: mães, militantes, artistas, mestras da cultura popular, yalorixás, professoras, que estamos ao longo da história, e dentro das nossas potencialidades afro diaspóricas, a frente de organizações políticas, projetos sociais, terreiros, salas de aula, dentro da nossa própria casa, e da casa de outros, responsáveis pela educação de boa parte das crianças, jovens e adultos do nosso país, nossa presença e importância é viva, ativa e inegável, comprometida desde o início da exploração escravocrata no Brasil até os dias de hoje com a emancipação da população negra e com a educação dos nossos, somos as guardiões dos saberes ancestrais, somos a fonte de libertação e de articulação coletiva, o poder educativo das mulheres negras em seus diversos espaços de poder é essencial para que possamos caminhar em um projeto que seja de fato libertador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.