O presente trabalho apresenta a categoria Pedagopreta, desenvolvida durante a pesquisa de Mestrado em Ensino e Formação Docente da Unilab/IFCE, sob a orientação da Profa. Dra. Rebeca de Alcântara e Silva Meijer, nele apresentamos a Identidade Profissional Docente Pedagopreta, elaborada a partir do esteio teórico-metodológico da Pretagogia, em diálogo com referenciais que valorizam a cosmopercepção africana, a ancestralidade e a afetividade na formação de mulheres-negras-educadoras, como a Educação Afrocentrada, a Escrevivência e os saberes artísticos e culturais desenvolvidos na diáspora afro-brasileira, aqui destacamos a importância de mulheres negras atravessadas por diversas intersecções sociais, na formação e construção identitária de educadoras e na preservação e perpetuação de saberes essenciais para a educação das relações étnico-raciais. Somos nós mulheres-negras-educadoras: mães, militantes, artistas, mestras da cultura popular, yalorixás, professoras, que estamos ao longo da história, e dentro das nossas potencialidades afro diaspóricas, a frente de organizações políticas, projetos sociais, terreiros, salas de aula, dentro da nossa própria casa, e da casa de outros, responsáveis pela educação de boa parte das crianças, jovens e adultos do nosso país, nossa presença e importância é viva, ativa e inegável, comprometida desde o início da exploração escravocrata no Brasil até os dias de hoje com a emancipação da população negra e com a educação dos nossos, somos as guardiões dos saberes ancestrais, somos a fonte de libertação e de articulação coletiva, o poder educativo das mulheres negras em seus diversos espaços de poder é essencial para que possamos caminhar em um projeto que seja de fato libertador.