O Programa Saúde na Escola foi criado em 2007 com vistas ao desenvolvimento de ações assistenciais preventivas e promocionais à saúde no âmbito escolar, ao invés de se limitar a atividades curativas e individuais, inter-relacionando duas áreas extremamente importantes e sensíveis: saúde e educação. O presente trabalho objetivou descrever a produção científica acerca do funcionamento das atividades do Programa Saúde na Escola pela Atenção Básica, valendo-se de uma pesquisa com enfoque exploratório e descritivo, com técnica de coleta e tratamento de dados pautada em levantamento bibliográfico e documental e respectiva análise de conteúdo. Aplicou-se os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), com o operador booleano and, nas plataformas BVS, SCIELO e LILACS: Serviços de Saúde Escolar; Promoção da Saúde; Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Estratégia Saúde da Família. Foram obtidos 139 (cento e trinta e nove) artigos, excluindo-se 56 devido ao filtro temporal compreendido entre 2007 e 2022, bem como outros 48 por não se enquadrarem no filtro temático relativo a área de Ciências da Saúde. Dos 35 artigos pré-selecionados para leitura na íntegra, 7 foram incluídos na revisão integrativa. Diante dos achados na pesquisa, é possível afirmar que o Programa Saúde na Escola apresenta significativas potencialidades quando executado pela Estratégia Saúde da Família nos territórios das Unidades Básicas de Saúde, permitindo que os profissionais de saúde planejem e desempenhem o papel social de educadores em saúde e estreitem vínculos com a comunidade.