A história oficial do Brasil, ao longo de praticamente toda a nossa existência, tratou de forma insignificante a contribuição dos povos indígenas com relação à formaçãoda nossa sociedade. O indígena sempre aparecendo como um “figurante” que ficará preso ao passado e/ou quando referido na história recente, tratado numa perspectiva de atraso e problema. Apenas bem recentemente é que esta situação vem sendo modificada, mesmo que de forma ainda tímida. Após a promulgação da Lei 11.645 em 10 de março de 2008, que alterou a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e modificou a Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003, ficou instituída a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afrobrasileira e Indígena na rede oficial de ensino, em todos os níveis. O presente trabalho, resultado de uma das atividades avaliativas do componente curricular “Culturas Afrobrasileira e Indígena” ministrado pela Profa. Cristiane Maria Nepomuceno, objetiva analisar as mudanças ocorridas nos livros didáticos de História do Brasil em relação aos indígenas a fim de verificar se estas atendem as determinações e orientações oficiais centrada numa perspectiva educacional de reconhecimento, valorização e respeito à diversidadeétnica. Para tanto tomou como recorte olivro de História “Projeto Eco”, 3º ano do Ensino Fundamental I, autoras Alicia Lucio Landes, Bruna Portela e Tatiana Marchette, Editora Positivo (Curitiba), publicado no ano de 2011. O livro apresenta-se em formato espiral, é bastante ilustrado e consumível..