A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino e aprendizagem que aproxima o discente da docência, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades nos campos científico e pedagógico. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo relatar a experiência da monitoria acadêmica na disciplina de “Fisioterapia na Saúde do Idoso”. Tratou-se de um relato de experiência retrospectivo relacionado às atividades teórico-práticas desenvolvidas pelos monitores durante a disciplina no período letivo 2023.1. A disciplina é um componente curricular do Curso de Bacharelado em Fisioterapia do UNIESP Centro Universitário, cujo objetivo é proporcionar o estudo teórico/prático sobre o envelhecimento humano e suas implicações, bem como desenvolvimento de competências e habilidades quanto à atuação fisioterapêutica no contexto da atenção à saúde das pessoas idosas. As atividades da monitoria relacionadas com a parte teórica da disciplina aconteciam uma vez por semana e envolveram o planejamento, a organização e o desenvolvimento de aulas, plantões de dúvidas e atividades de revisões em sala de aula, com uso das metodologias ativas de ensino. A prática da assistência fisioterapêutica assistida aconteceu na Clínica de Escola de Fisioterapia da Clínica de Saúde Integrada (CIS), com atendimentos realizados nas segundas e quartas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. Na condição de monitor, a iminência da necessidade de esclarecer diferentes aspectos do assunto trabalhado pelo professor em sala de aula, a necessidade de resolução de problemas relacionados com os atendimentos prestados e sanar dúvidas dos alunos no exercício dos atendimentos na CIS exigiu do monitor o aprofundamento teórico e a aquisição de novas habilidades quanto à arte de transmitir o conhecimento, estimular o raciocínio clínico e prestar apoio nas técnicas excetuadas. Assim, a experiência da monitoria acadêmica permitiu ao aluno monitor experimentar a rotina da docência em Fisioterapia, favorecendo tanto o crescimento acadêmico, como profissional.