Artigo Anais do X CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA A PESSOA IDOSA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 08 - Serviços de saúde e modelos de atenção
"2023-12-20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101958
    "edicao_id" => 319
    "trabalho_id" => 706
    "inscrito_id" => 1537
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA A PESSOA IDOSA"
    "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino e aprendizagem que aproxima o discente da docência, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades nos campos científico e pedagógico. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo relatar a experiência da monitoria acadêmica na disciplina de “Fisioterapia na Saúde do Idoso”. Tratou-se de um relato de experiência retrospectivo relacionado às atividades teórico-práticas desenvolvidas pelos monitores durante a disciplina no período letivo 2023.1. A disciplina é um componente curricular do Curso de Bacharelado em Fisioterapia do UNIESP Centro Universitário, cujo objetivo é proporcionar o estudo teórico/prático sobre o envelhecimento humano e suas implicações, bem como desenvolvimento de competências e habilidades quanto à atuação fisioterapêutica no contexto da atenção à saúde das pessoas idosas. As atividades da monitoria relacionadas com a parte teórica da disciplina aconteciam uma vez por semana e envolveram o planejamento, a organização e o desenvolvimento de aulas, plantões de dúvidas e atividades de revisões em sala de aula, com uso das metodologias ativas de ensino. A prática da assistência fisioterapêutica assistida aconteceu na Clínica de Escola de Fisioterapia da Clínica de Saúde Integrada (CIS), com atendimentos realizados nas segundas e quartas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. Na condição de monitor, a iminência da necessidade de esclarecer diferentes aspectos do assunto trabalhado pelo professor em sala de aula, a necessidade de resolução de problemas relacionados com os atendimentos prestados e sanar dúvidas dos alunos no exercício dos atendimentos na CIS exigiu do monitor o aprofundamento teórico e a aquisição de novas habilidades quanto à arte de transmitir o conhecimento, estimular o raciocínio clínico e prestar apoio nas técnicas excetuadas. Assim, a experiência da monitoria acadêmica permitiu ao aluno monitor experimentar a rotina da docência em Fisioterapia, favorecendo tanto o crescimento acadêmico, como profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 08 - Serviços de saúde e modelos de atenção"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659c5274c3868_08012024165220.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 10:52:27"
    "updated_at" => "2024-01-08 16:52:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADAMO S ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "Adamo s Araujo"
    "autor_email" => "adamoaraujo01@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA (IESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais do X CIEH"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b1900ac857_14122023120224.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-20"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 17:05:57"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101958
    "edicao_id" => 319
    "trabalho_id" => 706
    "inscrito_id" => 1537
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA A PESSOA IDOSA"
    "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino e aprendizagem que aproxima o discente da docência, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades nos campos científico e pedagógico. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo relatar a experiência da monitoria acadêmica na disciplina de “Fisioterapia na Saúde do Idoso”. Tratou-se de um relato de experiência retrospectivo relacionado às atividades teórico-práticas desenvolvidas pelos monitores durante a disciplina no período letivo 2023.1. A disciplina é um componente curricular do Curso de Bacharelado em Fisioterapia do UNIESP Centro Universitário, cujo objetivo é proporcionar o estudo teórico/prático sobre o envelhecimento humano e suas implicações, bem como desenvolvimento de competências e habilidades quanto à atuação fisioterapêutica no contexto da atenção à saúde das pessoas idosas. As atividades da monitoria relacionadas com a parte teórica da disciplina aconteciam uma vez por semana e envolveram o planejamento, a organização e o desenvolvimento de aulas, plantões de dúvidas e atividades de revisões em sala de aula, com uso das metodologias ativas de ensino. A prática da assistência fisioterapêutica assistida aconteceu na Clínica de Escola de Fisioterapia da Clínica de Saúde Integrada (CIS), com atendimentos realizados nas segundas e quartas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. Na condição de monitor, a iminência da necessidade de esclarecer diferentes aspectos do assunto trabalhado pelo professor em sala de aula, a necessidade de resolução de problemas relacionados com os atendimentos prestados e sanar dúvidas dos alunos no exercício dos atendimentos na CIS exigiu do monitor o aprofundamento teórico e a aquisição de novas habilidades quanto à arte de transmitir o conhecimento, estimular o raciocínio clínico e prestar apoio nas técnicas excetuadas. Assim, a experiência da monitoria acadêmica permitiu ao aluno monitor experimentar a rotina da docência em Fisioterapia, favorecendo tanto o crescimento acadêmico, como profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 08 - Serviços de saúde e modelos de atenção"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659c5274c3868_08012024165220.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 10:52:27"
    "updated_at" => "2024-01-08 16:52:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADAMO S ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "Adamo s Araujo"
    "autor_email" => "adamoaraujo01@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA (IESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais do X CIEH"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b1900ac857_14122023120224.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-20"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 17:05:57"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2023

Resumo

A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino e aprendizagem que aproxima o discente da docência, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades nos campos científico e pedagógico. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo relatar a experiência da monitoria acadêmica na disciplina de “Fisioterapia na Saúde do Idoso”. Tratou-se de um relato de experiência retrospectivo relacionado às atividades teórico-práticas desenvolvidas pelos monitores durante a disciplina no período letivo 2023.1. A disciplina é um componente curricular do Curso de Bacharelado em Fisioterapia do UNIESP Centro Universitário, cujo objetivo é proporcionar o estudo teórico/prático sobre o envelhecimento humano e suas implicações, bem como desenvolvimento de competências e habilidades quanto à atuação fisioterapêutica no contexto da atenção à saúde das pessoas idosas. As atividades da monitoria relacionadas com a parte teórica da disciplina aconteciam uma vez por semana e envolveram o planejamento, a organização e o desenvolvimento de aulas, plantões de dúvidas e atividades de revisões em sala de aula, com uso das metodologias ativas de ensino. A prática da assistência fisioterapêutica assistida aconteceu na Clínica de Escola de Fisioterapia da Clínica de Saúde Integrada (CIS), com atendimentos realizados nas segundas e quartas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. Na condição de monitor, a iminência da necessidade de esclarecer diferentes aspectos do assunto trabalhado pelo professor em sala de aula, a necessidade de resolução de problemas relacionados com os atendimentos prestados e sanar dúvidas dos alunos no exercício dos atendimentos na CIS exigiu do monitor o aprofundamento teórico e a aquisição de novas habilidades quanto à arte de transmitir o conhecimento, estimular o raciocínio clínico e prestar apoio nas técnicas excetuadas. Assim, a experiência da monitoria acadêmica permitiu ao aluno monitor experimentar a rotina da docência em Fisioterapia, favorecendo tanto o crescimento acadêmico, como profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.