A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA A PESSOA IDOSA
"2023-12-20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101958 "edicao_id" => 319 "trabalho_id" => 706 "inscrito_id" => 1537 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA A PESSOA IDOSA" "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino e aprendizagem que aproxima o discente da docência, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades nos campos científico e pedagógico. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo relatar a experiência da monitoria acadêmica na disciplina de “Fisioterapia na Saúde do Idoso”. Tratou-se de um relato de experiência retrospectivo relacionado às atividades teórico-práticas desenvolvidas pelos monitores durante a disciplina no período letivo 2023.1. A disciplina é um componente curricular do Curso de Bacharelado em Fisioterapia do UNIESP Centro Universitário, cujo objetivo é proporcionar o estudo teórico/prático sobre o envelhecimento humano e suas implicações, bem como desenvolvimento de competências e habilidades quanto à atuação fisioterapêutica no contexto da atenção à saúde das pessoas idosas. As atividades da monitoria relacionadas com a parte teórica da disciplina aconteciam uma vez por semana e envolveram o planejamento, a organização e o desenvolvimento de aulas, plantões de dúvidas e atividades de revisões em sala de aula, com uso das metodologias ativas de ensino. A prática da assistência fisioterapêutica assistida aconteceu na Clínica de Escola de Fisioterapia da Clínica de Saúde Integrada (CIS), com atendimentos realizados nas segundas e quartas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. Na condição de monitor, a iminência da necessidade de esclarecer diferentes aspectos do assunto trabalhado pelo professor em sala de aula, a necessidade de resolução de problemas relacionados com os atendimentos prestados e sanar dúvidas dos alunos no exercício dos atendimentos na CIS exigiu do monitor o aprofundamento teórico e a aquisição de novas habilidades quanto à arte de transmitir o conhecimento, estimular o raciocínio clínico e prestar apoio nas técnicas excetuadas. Assim, a experiência da monitoria acadêmica permitiu ao aluno monitor experimentar a rotina da docência em Fisioterapia, favorecendo tanto o crescimento acadêmico, como profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 08 - Serviços de saúde e modelos de atenção" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659c5274c3868_08012024165220.pdf" "created_at" => "2023-12-15 10:52:27" "updated_at" => "2024-01-08 16:52:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADAMO S ARAUJO" "autor_nome_curto" => "Adamo s Araujo" "autor_email" => "adamoaraujo01@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA (IESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-cieh" "edicao_nome" => "Anais do X CIEH" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b1900ac857_14122023120224.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-20" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 17:05:57" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101958 "edicao_id" => 319 "trabalho_id" => 706 "inscrito_id" => 1537 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA A PESSOA IDOSA" "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino e aprendizagem que aproxima o discente da docência, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades nos campos científico e pedagógico. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo relatar a experiência da monitoria acadêmica na disciplina de “Fisioterapia na Saúde do Idoso”. Tratou-se de um relato de experiência retrospectivo relacionado às atividades teórico-práticas desenvolvidas pelos monitores durante a disciplina no período letivo 2023.1. A disciplina é um componente curricular do Curso de Bacharelado em Fisioterapia do UNIESP Centro Universitário, cujo objetivo é proporcionar o estudo teórico/prático sobre o envelhecimento humano e suas implicações, bem como desenvolvimento de competências e habilidades quanto à atuação fisioterapêutica no contexto da atenção à saúde das pessoas idosas. As atividades da monitoria relacionadas com a parte teórica da disciplina aconteciam uma vez por semana e envolveram o planejamento, a organização e o desenvolvimento de aulas, plantões de dúvidas e atividades de revisões em sala de aula, com uso das metodologias ativas de ensino. A prática da assistência fisioterapêutica assistida aconteceu na Clínica de Escola de Fisioterapia da Clínica de Saúde Integrada (CIS), com atendimentos realizados nas segundas e quartas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. Na condição de monitor, a iminência da necessidade de esclarecer diferentes aspectos do assunto trabalhado pelo professor em sala de aula, a necessidade de resolução de problemas relacionados com os atendimentos prestados e sanar dúvidas dos alunos no exercício dos atendimentos na CIS exigiu do monitor o aprofundamento teórico e a aquisição de novas habilidades quanto à arte de transmitir o conhecimento, estimular o raciocínio clínico e prestar apoio nas técnicas excetuadas. Assim, a experiência da monitoria acadêmica permitiu ao aluno monitor experimentar a rotina da docência em Fisioterapia, favorecendo tanto o crescimento acadêmico, como profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 08 - Serviços de saúde e modelos de atenção" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659c5274c3868_08012024165220.pdf" "created_at" => "2023-12-15 10:52:27" "updated_at" => "2024-01-08 16:52:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADAMO S ARAUJO" "autor_nome_curto" => "Adamo s Araujo" "autor_email" => "adamoaraujo01@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA (IESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-cieh" "edicao_nome" => "Anais do X CIEH" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b1900ac857_14122023120224.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-20" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 17:05:57" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }