Este artigo tem como objetivo analisar os critérios de escolha de eletivas pelos alunos do curso de Educação Profissional nas escolas de ensino estadual do Estado do Ceará. O estudo visa compreender os fatores que influenciam as escolhas dos estudantes, bem como identificar a relevância desses critérios na formação profissional dos mesmos. A Educação Profissional tem se mostrado uma alternativa importante para a formação de jovens e adultos, preparando-os para o mercado de trabalho e proporcionando oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional. No Estado do Ceará, as escolas de ensino estadual oferecem cursos de Educação Profissional, os quais incluem disciplinas obrigatórias e eletivas. As eletivas permitem que os alunos escolham áreas de estudo específicas, de acordo com seus interesses e aptidões. No entanto, pouco se sabe sobre os critérios utilizados pelos alunos na escolha dessas disciplinas e como esses critérios influenciam sua formação profissional. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, seguida de uma pesquisa de campo com estudantes matriculados nos cursos de Educação Profissional em Edificações e Informática em escolas estaduais do Ceará. Este estudo utilizou uma abordagem qualitativa e quantitativa. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, buscando embasamento teórico e identificando lacunas de conhecimento. Em seguida, foi conduzida uma pesquisa de campo com alunos matriculados nos cursos citados. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados, aplicados de forma presencial aos estudantes. Os resultados revelaram uma variedade de critérios utilizados pelos alunos na escolha de eletivas, incluindo interesses pessoais, afinidades com determinadas áreas profissionais, expectativas de empregabilidade, recomendações de professores e colegas, entre outros. Além disso, verificou-se que os critérios de escolha podem variar de acordo com o perfil socioeconômico dos estudantes.