As instituições de ensino têm recebido cada vez mais estudantes com deficiência. Visando atender de forma exitosa esses estudantes, torna-se necessário a criação de ações que possibilitem melhores condições de equidade, possibilitando a permanência e o êxito desses estudantes. O Programa de Tutoria de Pares foi criado no IFPE com o objetivo de atender a essas demandas e de fomentar a construção cidadã dos estudantes com ou sem deficiência. O programa foi regulamentado no IFPE por meio da Resolução n°133, de 30 de junho de 2022, do Conselho Superior do IFPE, e da IN REIIFPE/IFPE n°7, de 23 de agosto de 2022. O campus Afogados da Ingazeira foi o primeiro campus a executar o programa, regido pelo Edital n°14/2022. Esse relato de experiência pretende mostrar quais foram os desafios encontrados durante a execução do programa, quais as estratégias foram utilizadas para dirimir ou minimizar esses desafios. Bem como, apresentar os pontos positivos do programa, como ele contribuiu para a fomentação de práticas inclusivas no campus e como estudantes tutores e tutorados se sentiram durante o processo. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com os agentes envolvidos no processo e análise da documentação respondida pelos tutores. Os resultados obtidos mostram a importância do programa para a comunidade acadêmica e sua formação cidadã.