Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORMA LUDICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100579
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7945
    "inscrito_id" => 14599
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORMA LUDICA"
    "resumo" => "Sabe-se, assim, que ao ler e escrever as crianças pequenas estão conhecendo o mundo, as suas belezas, as suas possibilidades, as brincadeiras, as histórias; estão se comunicando e ocupando um lugar nesse mundo. Conhecendo também a si mesmas e dando espaço à sua própria voz, por meio da leitura e escrita. A ludicidade pode ser uma ferramenta essencial para a apropriação dos sistemas de leitura e escrita por parte da criança, considerando-a como instrumento facilitador da aquisição de novos conceitos e habilidades. Diante disso, esse trabalho de pesquisa é fruto de atividades pedagógicas, desenvolvidas no componente curricular denominado Estágio Supervisionado III da Educação Infantil, junto à disciplina de Alfabetização, do curso de Pedagogia, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da UFPB. Tal estudo teve como objetivo central proporcionar atividades lúdicas para que a criança desperte o interesse desde cedo pela leitura e desenvolva a escrita com mais facilidade. Atividades estas que foram desenvolvidas em uma turma do “Pré -II” com onze crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Ibiapina, no distrito de Santa Fé, situado no Município de Solânea-PB. O embasamento teórico se deu a partir da perspectiva interacionista, conforme posto por Vygotsky. Assim como também foram abordadas concepções de leitura de Junqueira. Posto isso, o desenvolvimento prático das atividades se deu a partir dos gêneros textuais, acompanhada de perguntas baseadas em estratégias de leituras interacionistas, as quais foram desenvolvidas junto às crianças, possibilitando perceber que quanto mais cedo às crianças entrarem em contato com o mundo das letras e das palavras faladas, mais oportunidades têm de apreender a palavra escrita ea se desenvolver na escrita alfabética."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14599_TB7945_20112023143112.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEIZE ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GEIZE"
    "autor_email" => "geizerocha38@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100579
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7945
    "inscrito_id" => 14599
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORMA LUDICA"
    "resumo" => "Sabe-se, assim, que ao ler e escrever as crianças pequenas estão conhecendo o mundo, as suas belezas, as suas possibilidades, as brincadeiras, as histórias; estão se comunicando e ocupando um lugar nesse mundo. Conhecendo também a si mesmas e dando espaço à sua própria voz, por meio da leitura e escrita. A ludicidade pode ser uma ferramenta essencial para a apropriação dos sistemas de leitura e escrita por parte da criança, considerando-a como instrumento facilitador da aquisição de novos conceitos e habilidades. Diante disso, esse trabalho de pesquisa é fruto de atividades pedagógicas, desenvolvidas no componente curricular denominado Estágio Supervisionado III da Educação Infantil, junto à disciplina de Alfabetização, do curso de Pedagogia, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da UFPB. Tal estudo teve como objetivo central proporcionar atividades lúdicas para que a criança desperte o interesse desde cedo pela leitura e desenvolva a escrita com mais facilidade. Atividades estas que foram desenvolvidas em uma turma do “Pré -II” com onze crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Ibiapina, no distrito de Santa Fé, situado no Município de Solânea-PB. O embasamento teórico se deu a partir da perspectiva interacionista, conforme posto por Vygotsky. Assim como também foram abordadas concepções de leitura de Junqueira. Posto isso, o desenvolvimento prático das atividades se deu a partir dos gêneros textuais, acompanhada de perguntas baseadas em estratégias de leituras interacionistas, as quais foram desenvolvidas junto às crianças, possibilitando perceber que quanto mais cedo às crianças entrarem em contato com o mundo das letras e das palavras faladas, mais oportunidades têm de apreender a palavra escrita ea se desenvolver na escrita alfabética."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14599_TB7945_20112023143112.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEIZE ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GEIZE"
    "autor_email" => "geizerocha38@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Sabe-se, assim, que ao ler e escrever as crianças pequenas estão conhecendo o mundo, as suas belezas, as suas possibilidades, as brincadeiras, as histórias; estão se comunicando e ocupando um lugar nesse mundo. Conhecendo também a si mesmas e dando espaço à sua própria voz, por meio da leitura e escrita. A ludicidade pode ser uma ferramenta essencial para a apropriação dos sistemas de leitura e escrita por parte da criança, considerando-a como instrumento facilitador da aquisição de novos conceitos e habilidades. Diante disso, esse trabalho de pesquisa é fruto de atividades pedagógicas, desenvolvidas no componente curricular denominado Estágio Supervisionado III da Educação Infantil, junto à disciplina de Alfabetização, do curso de Pedagogia, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da UFPB. Tal estudo teve como objetivo central proporcionar atividades lúdicas para que a criança desperte o interesse desde cedo pela leitura e desenvolva a escrita com mais facilidade. Atividades estas que foram desenvolvidas em uma turma do “Pré -II” com onze crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Ibiapina, no distrito de Santa Fé, situado no Município de Solânea-PB. O embasamento teórico se deu a partir da perspectiva interacionista, conforme posto por Vygotsky. Assim como também foram abordadas concepções de leitura de Junqueira. Posto isso, o desenvolvimento prático das atividades se deu a partir dos gêneros textuais, acompanhada de perguntas baseadas em estratégias de leituras interacionistas, as quais foram desenvolvidas junto às crianças, possibilitando perceber que quanto mais cedo às crianças entrarem em contato com o mundo das letras e das palavras faladas, mais oportunidades têm de apreender a palavra escrita ea se desenvolver na escrita alfabética.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.