Sabe-se, assim, que ao ler e escrever as crianças pequenas estão conhecendo o mundo, as suas belezas, as suas possibilidades, as brincadeiras, as histórias; estão se comunicando e ocupando um lugar nesse mundo. Conhecendo também a si mesmas e dando espaço à sua própria voz, por meio da leitura e escrita. A ludicidade pode ser uma ferramenta essencial para a apropriação dos sistemas de leitura e escrita por parte da criança, considerando-a como instrumento facilitador da aquisição de novos conceitos e habilidades. Diante disso, esse trabalho de pesquisa é fruto de atividades pedagógicas, desenvolvidas no componente curricular denominado Estágio Supervisionado III da Educação Infantil, junto à disciplina de Alfabetização, do curso de Pedagogia, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III da UFPB. Tal estudo teve como objetivo central proporcionar atividades lúdicas para que a criança desperte o interesse desde cedo pela leitura e desenvolva a escrita com mais facilidade. Atividades estas que foram desenvolvidas em uma turma do “Pré -II” com onze crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Ibiapina, no distrito de Santa Fé, situado no Município de Solânea-PB. O embasamento teórico se deu a partir da perspectiva interacionista, conforme posto por Vygotsky. Assim como também foram abordadas concepções de leitura de Junqueira. Posto isso, o desenvolvimento prático das atividades se deu a partir dos gêneros textuais, acompanhada de perguntas baseadas em estratégias de leituras interacionistas, as quais foram desenvolvidas junto às crianças, possibilitando perceber que quanto mais cedo às crianças entrarem em contato com o mundo das letras e das palavras faladas, mais oportunidades têm de apreender a palavra escrita ea se desenvolver na escrita alfabética.