Este trabalho está estruturado como um ensaio a partir de alguns achados empíricos oriundos de pesquisas em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Cognitiva, especialmente, permitindo a desconstrução de mitos sobre as competências e habilidades próprias da infância. Tais achados indicam que as crianças vão participar ativamente da vida social selecionando e ressignificando traços do mundo cultural dos adultos configurando modelos próprios de ação e comportamentos, de discursos e narrativas incorporadas as suas rotinas culturais. Nas diversas interações sociais que lançam os sujeitos em universos simbólicos complexos configuram-se um conjunto de aprendizagens sociais potencializando processos de desenvolvimento multideterminados. A educação infantil torna-se, potencialmente, o contexto em que professores podem observar a complexidade das mudanças desenvolvimentais já indicando estabilidades e transformações nas trajetórias de vidas das crianças em processo de início de escolarização. Um conjunto de comportamentos sociais são apresentados como modelos prototípicos que caracterizam a cultura dos adultos, ou mesmo de crianças mais velhas ou adolescentes, servindo de eixos ou parâmetros para o reconhecimento social ou como metas para a obtenção de sucesso coletivo no enfrentamento de desafios diários. A aprendizagem de respostas adequadas exigidas por tantas demandas sociais (familiares ou comunitárias, por exemplo) e a entrada nas instituições escolares pautam-se por demonstrações e apresentações de respostas sempre passíveis de julgamentos por parte de outras crianças mais velhas e dos adultos que atuam nestes contextos institucionais. As crianças percebem que fazer uso dos recursos simbólicos (discursivos e comportamentais/atitudinais) partilhados em suas culturas de pares configuram ensaios para a exploração de universos coletivos mais amplos ou extensivos aos limites imediatos do seu entorno, neste instante de ensaios, formado por seus pares de idade. Neste sentido, este trabalho defende a necessidade de tomarmos referências científicas contemporâneas que contribuam para o aprimoramento de práticas pedagógicas.