TAVARES, Kleberson Jonata Da Cruz et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100384>. Acesso em: 08/11/2024 02:22
Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica de materiais publicados na Internet, sobretudo artigos, de como vem sendo abordado o trabalho didático com a literatura de cordel na sala de aula, uma vez que, é um gênero literário que a priori fazia parte do domínio da oralidade e que se difundiu para a modalidade da escrita; comum por ser relatos expressos em forma de rimas, contam, geralmente, diversas temáticas, a exemplo da preservação do patrimônio nacional e as lutas dos conterrâneos do Nordeste, sobretudo, do Sertão. Visando, assim, dar visibilidade à cultura nordestina em seus mais diversos aspectos, seja enquanto linguagem, a história de luta do povo nordestino e como essa literatura tange outras áreas de conhecimento, como a biologia. Dessa forma, foi-se realizada uma busca na literatura usando os descritores: Literatura de Cordel na sala de aula e A importância da Literatura de Cordel como recurso didático, em bases de dados, tais como: Portal periódico da CAPES, SCieLo e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Onde se prosseguiu as etapas operacionais que se iniciou com a seleção de textos sobre o assunto, a extração de informações necessárias, à análise de dados presente nos textos selecionados e por fim, a síntese dos resultados.