Este trabalho tem como objetivo discutir a concepção de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir de um levantamento bibliográfico de natureza exploratória e abordagem qualitativa. O estudo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ifal (ProfEPT/Ifal-CABB), na linha de Organização e memórias dos espaços educativos da EPT, com intuito de propor um curso de formação continuada sobre o tema para servidores do Instituto Federal de Alagoas. A concepção de EPT fundamentou a criação dos IFs, foi o elemento central do processo de criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e medeia os processos de ensino e organização dos espaços educativos por meio do Ensino Médio Integrado (EMI). A EPT tem sua história e razão de ser nas teorias marxianas e em suas interpretações pela tradição dos estudos marxistas. A EPT diferencia-se radicalmente do modelo de Educação profissional praticado no Brasil antes da criação dos IFs, em especial aquele dos Sistemas “S”. Adotando uma concepção de educação com vistas à superação da divisão social do trabalho, a EPT busca romper com a dualidade entre saber e fazer, com foco em uma formação para o mundo do trabalho pela integração da formação profissional à formação geral pela oferta do EMI. A EPT é uma concepção de educação e ensino de base humanista, que contempla os educandos em suas múltiplas dimensões sociais, operando a partir de políticas educativas voltadas para o acesso, a permanência e êxito, buscando a formação integral dos sujeitos por meio de uma educação emancipatória.