A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100333 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7512 "inscrito_id" => 22287 "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir a concepção de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir de um levantamento bibliográfico de natureza exploratória e abordagem qualitativa. O estudo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ifal (ProfEPT/Ifal-CABB), na linha de Organização e memórias dos espaços educativos da EPT, com intuito de propor um curso de formação continuada sobre o tema para servidores do Instituto Federal de Alagoas. A concepção de EPT fundamentou a criação dos IFs, foi o elemento central do processo de criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e medeia os processos de ensino e organização dos espaços educativos por meio do Ensino Médio Integrado (EMI). A EPT tem sua história e razão de ser nas teorias marxianas e em suas interpretações pela tradição dos estudos marxistas. A EPT diferencia-se radicalmente do modelo de Educação profissional praticado no Brasil antes da criação dos IFs, em especial aquele dos Sistemas “S”. Adotando uma concepção de educação com vistas à superação da divisão social do trabalho, a EPT busca romper com a dualidade entre saber e fazer, com foco em uma formação para o mundo do trabalho pela integração da formação profissional à formação geral pela oferta do EMI. A EPT é uma concepção de educação e ensino de base humanista, que contempla os educandos em suas múltiplas dimensões sociais, operando a partir de políticas educativas voltadas para o acesso, a permanência e êxito, buscando a formação integral dos sujeitos por meio de uma educação emancipatória." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22287_TB7512_20062023232206.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERMES LUCAS PADRE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "HERMES LUCAS" "autor_email" => "hlhermeslucas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100333 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7512 "inscrito_id" => 22287 "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir a concepção de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir de um levantamento bibliográfico de natureza exploratória e abordagem qualitativa. O estudo é parte de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ifal (ProfEPT/Ifal-CABB), na linha de Organização e memórias dos espaços educativos da EPT, com intuito de propor um curso de formação continuada sobre o tema para servidores do Instituto Federal de Alagoas. A concepção de EPT fundamentou a criação dos IFs, foi o elemento central do processo de criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e medeia os processos de ensino e organização dos espaços educativos por meio do Ensino Médio Integrado (EMI). A EPT tem sua história e razão de ser nas teorias marxianas e em suas interpretações pela tradição dos estudos marxistas. A EPT diferencia-se radicalmente do modelo de Educação profissional praticado no Brasil antes da criação dos IFs, em especial aquele dos Sistemas “S”. Adotando uma concepção de educação com vistas à superação da divisão social do trabalho, a EPT busca romper com a dualidade entre saber e fazer, com foco em uma formação para o mundo do trabalho pela integração da formação profissional à formação geral pela oferta do EMI. A EPT é uma concepção de educação e ensino de base humanista, que contempla os educandos em suas múltiplas dimensões sociais, operando a partir de políticas educativas voltadas para o acesso, a permanência e êxito, buscando a formação integral dos sujeitos por meio de uma educação emancipatória." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22287_TB7512_20062023232206.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERMES LUCAS PADRE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "HERMES LUCAS" "autor_email" => "hlhermeslucas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }