A abordagem dos conteúdos de botânica na Educação Básica, é um dos grandes desafios para os Professores, necessitando assim de estratégias pedagógicas diferenciadas que possam articular sua inserção em espaços de ensino. Diante do exposto o objetivo dessa pesquisa foi analisar o uso de uma maquete da célula vegetal, como estratégia pedagógica no processo ensino-aprendizagem, do tema Citologia vegetal em turmas do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, realizada em uma escola Estadual de Feira Nova- PE- Brasil. Executada em duas turmas do 10 ano do Ensino Médio, a pesquisa foi dividida em três momentos: aula expositiva dialogada com auxílio de Datashow; manipulação da maquete pelos estudantes; e confecção de um desenho da célula vegetal. Durante a realização da aula expositiva dialogada foi perceptível a dificuldade dos estudantes sobre o tema, porém a utilização da maquete demonstrou ser uma alternativa interessante para subsidiar a aula ministrada, permitindo a aproximação dos estudantes com o conteúdo, despertando o interesse e a compreensão do assunto. Os estudantes também pontuaram a vantagem de uma visão tridimensional da célula vegetal, permitindo maior envolvimento, uma prática mais dinâmica e a identificação, função e nomeação das organelas, facilitando a construção do processo ensino-aprendizagem do conteúdo, por fim quanto a realização dos desenhos, nem todos apresentaram interesse na atividade alegando ser uma dinâmica infantil. Conclui-se que a utilização da maquete, mostrou-se eficiente para o ensino por suprir a falta de material didático, facilitando a aprendizagem de forma significativa, propondo também aos professores de biologia uma estratégia diferenciada para trabalhar a botânica.