Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINANDO E APRENDENDO CITOLOGIA VEGETAL ATRAVÉS DO USO DA MAQUETE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96009
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1783
    "inscrito_id" => 12109
    "titulo" => "ENSINANDO E APRENDENDO CITOLOGIA VEGETAL ATRAVÉS DO USO DA MAQUETE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A abordagem dos conteúdos de botânica na Educação Básica, é um dos grandes desafios para os Professores, necessitando assim de estratégias pedagógicas diferenciadas que possam articular sua inserção em espaços de ensino. Diante do exposto o objetivo dessa pesquisa foi analisar o uso de uma maquete da célula vegetal, como estratégia pedagógica no processo ensino-aprendizagem, do tema Citologia vegetal em turmas do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, realizada em uma escola Estadual de Feira Nova- PE- Brasil. Executada em duas turmas do 10 ano do Ensino Médio, a pesquisa foi dividida em três momentos: aula expositiva dialogada com auxílio de Datashow; manipulação da maquete pelos estudantes; e confecção de um desenho da célula vegetal. Durante a realização da aula expositiva dialogada foi perceptível a dificuldade dos estudantes sobre o tema, porém a utilização da maquete demonstrou ser uma alternativa interessante para subsidiar a aula ministrada, permitindo a aproximação dos estudantes com o conteúdo, despertando o interesse e a compreensão do assunto. Os estudantes também pontuaram a vantagem de uma visão tridimensional da célula vegetal, permitindo maior envolvimento, uma prática mais dinâmica e a identificação, função e nomeação das organelas, facilitando a construção do processo ensino-aprendizagem do conteúdo, por fim quanto a realização dos desenhos, nem todos apresentaram interesse na atividade alegando ser uma dinâmica infantil. Conclui-se que a utilização da maquete, mostrou-se eficiente para o ensino por suprir a falta de material didático, facilitando a aprendizagem de forma significativa, propondo também aos professores de biologia uma estratégia diferenciada para trabalhar a botânica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12109_TB1783_10112023212106.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernanda.rodriguessilva@u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96009
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1783
    "inscrito_id" => 12109
    "titulo" => "ENSINANDO E APRENDENDO CITOLOGIA VEGETAL ATRAVÉS DO USO DA MAQUETE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A abordagem dos conteúdos de botânica na Educação Básica, é um dos grandes desafios para os Professores, necessitando assim de estratégias pedagógicas diferenciadas que possam articular sua inserção em espaços de ensino. Diante do exposto o objetivo dessa pesquisa foi analisar o uso de uma maquete da célula vegetal, como estratégia pedagógica no processo ensino-aprendizagem, do tema Citologia vegetal em turmas do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, realizada em uma escola Estadual de Feira Nova- PE- Brasil. Executada em duas turmas do 10 ano do Ensino Médio, a pesquisa foi dividida em três momentos: aula expositiva dialogada com auxílio de Datashow; manipulação da maquete pelos estudantes; e confecção de um desenho da célula vegetal. Durante a realização da aula expositiva dialogada foi perceptível a dificuldade dos estudantes sobre o tema, porém a utilização da maquete demonstrou ser uma alternativa interessante para subsidiar a aula ministrada, permitindo a aproximação dos estudantes com o conteúdo, despertando o interesse e a compreensão do assunto. Os estudantes também pontuaram a vantagem de uma visão tridimensional da célula vegetal, permitindo maior envolvimento, uma prática mais dinâmica e a identificação, função e nomeação das organelas, facilitando a construção do processo ensino-aprendizagem do conteúdo, por fim quanto a realização dos desenhos, nem todos apresentaram interesse na atividade alegando ser uma dinâmica infantil. Conclui-se que a utilização da maquete, mostrou-se eficiente para o ensino por suprir a falta de material didático, facilitando a aprendizagem de forma significativa, propondo também aos professores de biologia uma estratégia diferenciada para trabalhar a botânica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12109_TB1783_10112023212106.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernanda.rodriguessilva@u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A abordagem dos conteúdos de botânica na Educação Básica, é um dos grandes desafios para os Professores, necessitando assim de estratégias pedagógicas diferenciadas que possam articular sua inserção em espaços de ensino. Diante do exposto o objetivo dessa pesquisa foi analisar o uso de uma maquete da célula vegetal, como estratégia pedagógica no processo ensino-aprendizagem, do tema Citologia vegetal em turmas do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, realizada em uma escola Estadual de Feira Nova- PE- Brasil. Executada em duas turmas do 10 ano do Ensino Médio, a pesquisa foi dividida em três momentos: aula expositiva dialogada com auxílio de Datashow; manipulação da maquete pelos estudantes; e confecção de um desenho da célula vegetal. Durante a realização da aula expositiva dialogada foi perceptível a dificuldade dos estudantes sobre o tema, porém a utilização da maquete demonstrou ser uma alternativa interessante para subsidiar a aula ministrada, permitindo a aproximação dos estudantes com o conteúdo, despertando o interesse e a compreensão do assunto. Os estudantes também pontuaram a vantagem de uma visão tridimensional da célula vegetal, permitindo maior envolvimento, uma prática mais dinâmica e a identificação, função e nomeação das organelas, facilitando a construção do processo ensino-aprendizagem do conteúdo, por fim quanto a realização dos desenhos, nem todos apresentaram interesse na atividade alegando ser uma dinâmica infantil. Conclui-se que a utilização da maquete, mostrou-se eficiente para o ensino por suprir a falta de material didático, facilitando a aprendizagem de forma significativa, propondo também aos professores de biologia uma estratégia diferenciada para trabalhar a botânica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.