O Estudo tem por objetivo identificar as dificuldades do processo de prestação de contas das escolas públicas atendidas pela 5ª GERE (Gerência Regional de Educação) de Alagoas. A pesquisa será realizada com caráter descritivo e os procedimentos metodológicos que serão utilizados nesta pesquisa serão a análise bibliográfica/ documental dos documentos que regulamentam os recursos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e os recursos da SEDUC/AL - Secretaria Estadual da Educação de Alagoas. Será empregada a aplicação de um questionário aos TAFs (Técnicos de Acompanhamento Financeiro) que são responsáveis pela análise da documentação de todas as prestações de contas das escolas atendidas pela 5ª GERE. A análise dos dados ocorrerá de forma quantitativa, ou seja, o questionário aplicado terá a finalidade de verificar se as UEXs (Unidades Executoras Próprias) não fazem bom uso das ferramentas gerenciais disponíveis e se as UEXs levam mais tempo do que o estabelecido para prestarem contas. Além dessa análise será utilizado o método qualitativo o qual servirá para a observação, reflexão e interpretação à medida que a análise progrida e esse reconhecimento será com base no material bibliográfico/documental e identificará quais são os problemas que as UEXs mais enfrentam, segundo os técnicos. Com os resultados do estudo será possível apresentar a 5º GERE de Alagoas as principais dificuldades encontradas e trazer possíveis melhorias ao setor.