Este trabalho teve como finalidade o estudo das tecnologias digitais e metodologias ativas em uma disciplina de Química em uma turma de Ensino Médio integrado ao ensino Técnico. A criação de jogos digitais acompanha o desenvolvimento de novas tecnologias, sendo desenvolvidos para serem executados em computadores e videogames. Esses jogos vêm potencializando o mercado de eletrônicos, como também incentivando a produção de equipamentos. Os jogos são, comumente, utilizados como ferramentas necessárias para o desenvolvimento infantil de forma lúdica. Com o advento do século XXI, bem como o aumento do uso de computadores, telefones e internet, começaram as pesquisas sobre jogos educacionais. Os conteúdos trabalhados em sala de aula por meios dos jogos foram relacionados a temática de Segurança no laboratório, para tal, foram elaborados jogos educativos referentes aos assuntos nas plataformas learning apps e my Wordle. Para aplicação da experiência, inicialmente foi realizada uma abordagem teórica sobre o tema escolhido, em seguida, foi proposto que os alunos tratassem os conteúdos aprendidos com jogos pedagógicos, em seguida foi aplicado um questionário acerca da nova abordagem metodológica, a fim de avaliar as experiências dos discentes, além de instigar uma autoavaliação a respeito de terem absorvido os conteúdos e se o novo método demonstrou mais eficiência em relação às metodologias tradicionais. Com os avanços da tecnologia, mostra-se necessário que as escolas e os docentes estejam preparados para trabalhar com alunos para a era da informação. Conclui-se que as novas técnicas metodológicas impactam no ambiente educativo, surgindo como uma alternativa para a prática do ensino-aprendizagem no contexto desse novo mundo tecnológico.