Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DA MÍMICA NO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100200
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7325
    "inscrito_id" => 16125
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA MÍMICA NO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo destacar o uso de mímicas como uma ferramenta pedagógica sobre relações ecológicas. As relações ecológicas referem-se às interações entre os organismos e o ambiente a qual estão inseridos, havendo relações entre indivíduos de diferentes ou mesma espécie e dos organismos com componentes abióticos do ecossistema, apresentam um papel de extrema importância na natureza, influenciando no fluxo de energia e matéria, sendo fundamental para o equilíbrio ecológico, para a distribuição e abundância das espécies. Sua compreensão é essencial para a conservação e gestão sustentável dos ecossistemas. A mímica pode ser definida como uma forma de comunicação que utiliza gestos, expressões faciais e movimentos corporais como comunicação, seu uso como uma ferramenta para ensinar ecologia pode ser muito eficaz e descontraída para os alunos. Esse tipo de atividade ajuda a tornar os conceitos abstratos da ecologia mais acessível para o entendimento dos alunos, além de promover o trabalho em equipe e a criatividade. A proposta foi desenvolvida a partir da produção e execução da atividade pelos discentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Centro Acadêmico de Vitória (CAV). A execução da proposta foi realizada na escola estadual EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção, do município de Pombos do estado de Pernambuco. A atividade compreendeu uma abordagem teórica realizada pelos pibidianos com aula expositiva-dialogada e posteriormente, uma prática experimental apresentada pelos estudantes através do uso de mímicas, envolvendo conceitos relacionados ao conteúdo sobre Relações Ecológicas. Os resultados que obtivemos nos mostraram que as atividades lúdicas contribuem significativamente no processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que possibilita aos discentes uma forma de expressão artística, além de facilitar o entendimento acerca do tema trabalhado e impulsionar a socialização entre alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16125_TB7325_20112023151718.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA BOTELHO DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "karina.botelho@ufpe.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100200
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7325
    "inscrito_id" => 16125
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA MÍMICA NO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo destacar o uso de mímicas como uma ferramenta pedagógica sobre relações ecológicas. As relações ecológicas referem-se às interações entre os organismos e o ambiente a qual estão inseridos, havendo relações entre indivíduos de diferentes ou mesma espécie e dos organismos com componentes abióticos do ecossistema, apresentam um papel de extrema importância na natureza, influenciando no fluxo de energia e matéria, sendo fundamental para o equilíbrio ecológico, para a distribuição e abundância das espécies. Sua compreensão é essencial para a conservação e gestão sustentável dos ecossistemas. A mímica pode ser definida como uma forma de comunicação que utiliza gestos, expressões faciais e movimentos corporais como comunicação, seu uso como uma ferramenta para ensinar ecologia pode ser muito eficaz e descontraída para os alunos. Esse tipo de atividade ajuda a tornar os conceitos abstratos da ecologia mais acessível para o entendimento dos alunos, além de promover o trabalho em equipe e a criatividade. A proposta foi desenvolvida a partir da produção e execução da atividade pelos discentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Centro Acadêmico de Vitória (CAV). A execução da proposta foi realizada na escola estadual EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção, do município de Pombos do estado de Pernambuco. A atividade compreendeu uma abordagem teórica realizada pelos pibidianos com aula expositiva-dialogada e posteriormente, uma prática experimental apresentada pelos estudantes através do uso de mímicas, envolvendo conceitos relacionados ao conteúdo sobre Relações Ecológicas. Os resultados que obtivemos nos mostraram que as atividades lúdicas contribuem significativamente no processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que possibilita aos discentes uma forma de expressão artística, além de facilitar o entendimento acerca do tema trabalhado e impulsionar a socialização entre alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16125_TB7325_20112023151718.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA BOTELHO DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "karina.botelho@ufpe.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho tem como objetivo destacar o uso de mímicas como uma ferramenta pedagógica sobre relações ecológicas. As relações ecológicas referem-se às interações entre os organismos e o ambiente a qual estão inseridos, havendo relações entre indivíduos de diferentes ou mesma espécie e dos organismos com componentes abióticos do ecossistema, apresentam um papel de extrema importância na natureza, influenciando no fluxo de energia e matéria, sendo fundamental para o equilíbrio ecológico, para a distribuição e abundância das espécies. Sua compreensão é essencial para a conservação e gestão sustentável dos ecossistemas. A mímica pode ser definida como uma forma de comunicação que utiliza gestos, expressões faciais e movimentos corporais como comunicação, seu uso como uma ferramenta para ensinar ecologia pode ser muito eficaz e descontraída para os alunos. Esse tipo de atividade ajuda a tornar os conceitos abstratos da ecologia mais acessível para o entendimento dos alunos, além de promover o trabalho em equipe e a criatividade. A proposta foi desenvolvida a partir da produção e execução da atividade pelos discentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Centro Acadêmico de Vitória (CAV). A execução da proposta foi realizada na escola estadual EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção, do município de Pombos do estado de Pernambuco. A atividade compreendeu uma abordagem teórica realizada pelos pibidianos com aula expositiva-dialogada e posteriormente, uma prática experimental apresentada pelos estudantes através do uso de mímicas, envolvendo conceitos relacionados ao conteúdo sobre Relações Ecológicas. Os resultados que obtivemos nos mostraram que as atividades lúdicas contribuem significativamente no processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que possibilita aos discentes uma forma de expressão artística, além de facilitar o entendimento acerca do tema trabalhado e impulsionar a socialização entre alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.