Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO COMO PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DESENVOLVIMENO ATÍPICO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre as contribuições do psicopedagogo no apoio escolar e inclusão de alunos com desenvolvimento atípico. A partir do questionamento: Como o papel de um psicopedagogo escolar contribui nas intervenções para favorecer a inclusão dos alunos no processo de aprendizagem? O trabalho foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Osmar Novaes em Paratibe, no Município do Paulista- PE. O estudo é uma pesquisa-intervenção, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Os objetivos buscaram: I- Elaborar ações pedagógicas para a atuação efetiva dos alunos, orientando-os de maneira lúdica e interativa, a partir de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para uma avaliação de aluno com necessidade educacional específica, no laboratório de informática como sala de intervenção psicopedagógiga, com materiais pedagógicos acessíveis e complementar o processo de ensino e aprendizagem; II- Compreender a importância do Psicopedagogo como profissional de apoio no processo inclusivo trabalhando a colaboração nos projetos educativos específicos; III- Aprimorar as habilidades para a criatividade dos alunos com desenvolvimento atípico e típico para aprenderem uns com os outros, ao criar uma rotina com diversas atividades para tranquilizar e aprender A metodologia foi elaborada a partir dos Métodos TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits de Comunicação) e PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Imagem), em que a intervenção é a ferramenta para desenvolver as competências sociais, emocionais, o respeito à empatia com oficinas, dinâmicas de jogos e circuitos de atividades com psicomotricidade. O referencial teórico fundamenta-se em Drumond (2020), Evaristo (2016), Galvão (2002), Bossa (2007), Camargo (2007), Porto (2009) e Gonçalves (2010). Portanto, os resultados mostraram que o apoio do psicopedagogo escolar contribuiu na intervenção mediadora entre os pares, na compreensão dos déficits de aprendizagem na prática pedagógica das competências e habilidades individuais.

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